NOVA MUTUM, 05 de Maio de 2024
icon weather 19 º 35 º
DÓLAR: R$ 5,07
Logomarca

POLÍTICA Terça-feira, 23 de Abril de 2024, 12:08 - A | A

23 de Abril de 2024, 12h:08 - A | A

POLÍTICA / PÉ DE GUERRA

Em Nova Mutum/MT Zé da Paixão barra moção de aplauso proposta por Tilit e direita mato-grossense reage

Vereador do PL havia proposto homenagear uma mutuense por vencer um prêmio mundial de produção de queijo

Mauro Fonseca/Power Mix
Nova Mutum-MT



A chapa esquentou mesmo ontem na câmara de vereadores de Nova Mutum. O presidente Zé da Paixão (União Brasil), que se mostrou bastante irritado com as críticas de internautas em relação a atuação dos parlamentares, perdeu de vez a postura e barrou uma propositura do vereador Elenilson Tilit do PL que visava homenagear com uma moção de aplauso a jovem Raquel Cattani pelo selo super ouro no "Mundial do Queijo Brasil".

Raquel é filha do deputado Gilberto Cattani e mora no Pontal do Marape, na zona rural de Nova Mutum. O fato de o pai de Raquel ser deputado e ser líder de outro grupo político que não o de Zé, parece estar por trás da atitude imatura do presidente, uma vez que Tilit é declaradamente pré-candidato a prefeito pelo Partido Liberal e não é segredo para ninguém a preferência de Zé pela reeleição de Leandro Félix.

O artigo 96 do regimento interno da câmara prevê que a moção de aplausos faz parte do rito da ordem do dia e, portanto, após cessados os assuntos, ela deveria ser colocada em apreciação pelo plenário, mas nesse momento, o presidente Zé da Paixão interviu e disse o seguinte:

"Nós vamos pautar, mas em outubro, por que, o que nota-se que quer me fazer política, então nós não vamos aceitar isso, por que o Presidente precisa manter ordem na casa".

A fala do presidente causou perplexidade a todos no plenário e Tilit decidiu não insistir para não baixar o nível do debate conforme ele mesmo nos relatou agora de manhã. O próprio vereador postou em suas redes sociais um vídeo protestando contra a atitude do presidente da casa. Assista:

 Revisando arquivos antigos da câmara, verificamos que Zé jamais se guiou por essa justificativa ao homenagear pessoas que prestam relevantes serviços à comunidade, como é o caso onde ele aparece ao lado de outros três vereadores entregando moção de aplauso para o Comandante Geral da PM no estado, o Coronel Alexandre Mendes.

Foto: Reprodução

moção alexandre mendes

 

Após a situação de Tiliti vir a público, o deputado Gilberto Cattani, pai da jovem que seria homenageada e deputado estadual postou a fala de Tilit em seus stories do Instagram.

A deputada federal Amália Barros do PL também reagiu e emitiu nota de repúdio na manhã desta terça-feira, 23. Veja abaixo:

repudio amalia

 

Confira abaixo o trecho em que Tilit propõe a moção de aplauso e diz que aguarda apreciação do presidente Zé da Paixão:

Em reposta, Zé da Paixão disse o seguinte: Assista:

Nossa reportagem conversou com pelo menos mais dois vereadores na manhã de hoje e eles pediram para não serem citados, mas acreditam que Zé feriu o regimento da casa e que o assunto merece investigação podendo até se transformar numa quebra de decoro, podendo gerar uma CPI contra o mandatário do legislativo local.



Comente esta notícia

JOÃO 24/04/2024

Espero que nessa próxima eleição, a população de Nova Mutum renove essa Câmara. Chega dos mesmos! Vamos tirar essas raposas velhas da política. E pensar que temos esse vereador como presidente da Câmara. Ninguém merece, viu.

positivo
2
negativo
0

Comentarista 24/04/2024

Por estas e outras, é que político deveria ter no mínimo um curso superior para poder ser candidato, pois daí ao menos, teriam tido aulas de \"ética profissional\". As tais de Câmaras de Vereadores, normalmente são palcos de brigas absurdas e idiotas sobre assuntos que não interferem na vida do cidadão. Particularmente, acredito e entendo, que o vereador deveria se preocupar tão somente com os assuntos da municipalidade, se a coisa está funcionando ou não, se os orçamentos e contratos estão corretos ou não, e assim por diante. Vemos hoje, um quase \"caos\" na saúde pública em razão da crescente onda de dengue e outras doenças infecciosas, cujo poder de combate do município está totalmente saturado, não fornecendo o atendimento necessário à população que dele precisa. Porém, os \"nobres\" vereadores, em sessão da câmara, brigando por \"moção de aplauso\"?? Convenhamos, e aí a imprensa ainda dá uma atenção enorme ao assunto? Vão trabalhar minha gente, vão se reunir com o prefeito municipal e buscar soluções para os REAIS PROBLEMAS DO MUNICÍPIO. Depois, quem sabe, poderão sobrar palmas para alguns de vocês. É realmente vergonhoso o que a gente está vendo atualmente, quando a maior preocupação é com o salário e as mordomias que vocês recebem. No meu ponto de vista, o salário não deveria ser maior que 01 mínimo, como o grande maioria dos trabalhadores. Aí vocês estariam brigando??

positivo
2
negativo
0

Edson Rodrigues da Silva 24/04/2024

Lamentável o que está acontecendo na política mutuense,esses vereadores discutindo trivialidades e a cidade entregue às moscas, falta de vergonha da parte deles.

positivo
2
negativo
0

Gatão 23/04/2024

Top.eu não quero clã de pivetta. Tilitti neles.chega de patifaria

positivo
1
negativo
3

Marcelo 23/04/2024

Essa camara de vereador é uma vergonha, puxadinho do prefeito. Atuar como fiscal do povo nada…acorda nova mutum

positivo
2
negativo
2

Confuso 23/04/2024

Tá começando ficar bom ...sem briga ou discórdia, não tem oposição. Espero que esquenta mais e mais ..

positivo
1
negativo
0

jucelia Monteiro 23/04/2024

Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário

positivo
0
negativo
0

Pedro do Bela Vista 23/04/2024

Haja IPTU para bancar estes fanfarrões e seus \"chegados\". Nova Mutum merece uma renovação total desta câmara, são um bando de oportunistas que só olham para o próprio umbigo.

positivo
3
negativo
0

TONY 23/04/2024

QUEM MANDOU COLOCA ELE COMO PRESIDENTE DA CAMARA ...

positivo
2
negativo
0

9 comentários

1 de 1