Celso Neres
As aulas na unidade Secitec de Lucas do Rio Verde foram suspensas agora a noite em razão de um curto circuito no sistema elétrico da instituição. Temendo que o pequeno foco se espalhasse, a direção do prédio optou por evacuar o prédio e evitar que a situação se agravasse.
O diretor da unidade, José Otacílio Mainardi, explicou quem o vigia estava do lado de fora do prédio e percebeu o clarão próximo a um dos refletores. Imediatamente comunicou o caso e ajudou no processo de retirada dos alunos. Conforme Mainardi, no momento em que ocorreu o incidente, havia cerca de 350 estudantes. “Não houve grande tumulto porque a gente agiu a tempo já desconfiando que poderia ocorrer um problema maior”, observou.
O prédio ocupado pela Secitec em Lucas do Rio Verde é antigo e não dos mais apropriados para evacuação em casos de emergência, pois não conta com rampa e o acesso é feito por escadaria. Mainardi afirmou que existem cuidados preventivos e que o ocorrido não passou de incidente. “Amanhã tomaremos providência, vamos atrás de um eletricista para fazer uma varredura”, anunciou.
Assim que acionado, o Corpo de Bombeiros destinou duas viaturas, o carro autobomba para combater possível incêndio e a viatura de resgate, uma vez que havia grande número de pessoas no local podendo ser necessário atendimento pré-hospitalar. “A gente chama um comboio de emergência porque sabe que determinadas vezes, por causa do incêndio, acontece aglomeração de público e inalação de fumaça”, explicou o soldado Carlos Henrique.
O militar elogiou a iniciativa da direção da Secitec que, após fazer o acionamento do Corpo de Bombeiros, promoveu a retirada das pessoas do prédio.
Por recomendação do Corpo de Bombeiros as aulas foram suspensas e devem ser retomadas amanhã após a verificação do sistema elétrico e a eliminação de riscos de novos curto-circuitos.