As cidades polos do eixo da BR-163 vão ter, nos próximos dois anos, unidades do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). O presidente do sistema FIEMT (Federação das Indústrias de Mato Grosso), Jandir Milan, disse que Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Alta Floresta terão suas unidades construídas, com previsão de início ainda este ano. O investimento em cada uma está previsto em R$ 15 milhões.
Além das novas unidades, também será ampliada a unidade de Sinop, com um investimento de aproximadamente R$ 25 milhões. “Permutamos a área anexa ao Sesi e nesta semana deve sair a licitação para dar início à obra”, explicou Milan.
Em Lucas do Rio Verde, município com potencial agrícola e industrial, visto pela FIEMT como essencial para a definição de programas de capacitação e qualificação de mão de obra, faltava definir a doação da área, pelo município. “Assinei nesta segunda (12) um Termo de Ajuste de Conduta (TAC) com o Ministério Público, para efetivar a doação”, explicou.
A presença física do Senai e Sesi servirão como atrativo para a vinda de mais indústrias. “Vai ser visível Lucas do Rio Verde antes e depois do Senai. É grande a mudança para a população, para o trabalhador, para as indústrias, que vão ter mais qualidade e mão de obra treinada”, emendou.
Em Nova Mutum, a obra já está sendo feita. Serão aproximadamente 5 mil metros quadrados. A instituição poderá usar a sua estrutura, contando com diversos laboratórios para oferecer diversos cursos para a população. O Senai deverá levantar a demanda, para depois definir quais cursos serão ofertados. “Vamos fazer uma pesquisa das maiores demandas”, explicou.
Em Sorriso, serão construídas sedes dos três “S” : Senai, Sebrae e Sesi. “Estamos na parte de elaboração de projeto arquitetônico, que será protocolado na prefeitura. Acredito que até final de março, devemos efetivar essa parte”, explicou.
Alta Floresta também já fez a doação de terreno onde será implantado o Senai - uma instituição privada que faz parte do Sistema Federação das Indústrias e destaca-se, no cenário internacional, por ser a maior instituição de educação profissional do mundo. A Instituição apoia 28 áreas industriais por meio da formação de recursos humanos e da prestação de serviços como assistência ao setor produtivo, serviços de laboratório, pesquisa aplicada e informação tecnológica. Diretamente ligados a um Departamento Nacional, 27 Departamentos Regionais levam seus programas, projetos e atividades a todo o território nacional, oferecendo atendimento adequado às diferentes necessidades locais e contribuindo para o fortalecimento da indústria e o desenvolvimento pleno e sustentável do país.
O Senai Mato Grosso conta hoje com 8 Unidades fixas, além de Unidades conveniadas e Móveis, por meio das quais o Departamento Regional de Mato Grosso executa parte da sua programação.
Fonte:SoNoticias