G1/MT
Morreu na tarde desta segunda-feira (28), aos 90 anos, a cozinheira Dona Eulália, uma das mais famosas de Cuiabá. Em nota, a Prefeitura de Cuiabá morreu de uma parada cardíaca.
Uma neta confirmou que Dona Eulália sentiu dores no joelho nesse domingo (27) e foi levada para o Hospital Jardim Cuiabá. Ela fez exames conforme solicitado pelos médicos, mas piorou e morreu por volta das 17h.
Eulália da Silva Soares era uma das figuras mais tradicionais da cuiabania e o seu bolo de arroz era o mais conhecido da Baixada Cuiabana.
Considerada 'Mestre da Cultura', ela mantinha viva a tradição cultural do chá com bolo no quintal cuiabano.
Em agosto deste ano, ela foi homenageada pela Câmara de Cuiabá com o Título Mulher Cidadã Ana Maria do Couto, entregue pela vereadora Maysa Leão.
“Eu tenho que agradecer a Deus, porque eu não esperava que ia acontecer pra mim, que morava lá no sítio. Eu me sinto muito feliz e agradeço todos os dias. É por minha família e por meus fregueses que me ajudam”, disse ao receber a honraria.
A família ainda não tem informações sobre velório e sepultamento. Ela deixa oito filhos, 37 netos e bisnetos.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), decretou luto oficial de três dias. Ele e a esposa, Márcia Pinheiro (PV), lamentaram a morte de Dona Eulália.
"Hoje, nos despedimos de Dona Eulália. Seu carisma e bom humor contagiante partem com ela, mas o exemplo que nos deixa será eterno. Sua presença física se vai, mas sua memória e legado permanecerão vivos em cada sorriso, cada forno aceso e em cada bolo de arroz que traga à tona o espírito acolhedor de Cuiabá. Neste momento de muita tristeza, que Deus possa dar conforto a todos os familiares e amigos. Dona Eulália foi e sempre será um grande exemplo", afirmou o prefeito