NOVA MUTUM, 17 de Junho de 2024
icon weather 21 º 32 º
DÓLAR: R$ 5,42
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 24 de Agosto de 2017, 04:32 - A | A

24 de Agosto de 2017, 04h:32 - A | A

GERAL /

N. Mutum: Secretaria de Educação e Prog. A União Faz a Vida promovem palestra para professores



Na terça-feira (22) mais de 500 educadores, tiveram o privilégio de assistir a palestra proferida pelo professor doutor Álvaro Chrispino intitulada "Mediação de Conflito Escolar", promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Programa A União Faz a Vida.

O Objetivo foi refletir sobre os conflitos enfrentados no âmbito escolar e a mediação dos mesmos, considerando o direito de todos aprenderem, o que está diretamente ligado ao desafio de se compreender o ser humano.

Para o professor Álvaro, a gênese do conflito está na falta do diálogo pois, "só há conflito quando não há diálogo e dialogar significa dizer o que pensamos com argumentos". O Programa A União Faz a Vida se preocupa com a formação de nossos educadores, pois são eles que mediam o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos cooperativos, empreendedores e críticos.

O professor Álvaro ressalta ainda, nosso desafio é "construir uma escola de tolerância e de paz". É esta escola que propiciará um ambiente com clima favorável para o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno.

"Quando a gente trabalha de forma igual, aquilo que é diferente, as diferenças se manifestam e ai aparecem os descontentamentos e os conflitos. Essa foi uma das reflexoes pertinentes que obtivemos aqui e que irão nos auxiliar em todos os processos", disse Valdenir Dotto, professor da rede pública.

"As vezes o ambiente escolar proporciona algumas situações, por conta de metodologias, projetos entre outros. Hoje tivemos a oportunidade de ampliar nossas ações e observações para sempre melhorar", diz Flávia Iores, professora da rede particular.

"Quais as maneiras de se mediar os conflitos, solucionar os problemas e seguir avançando, estas reflexões feitas na noite de hoje são muito importantes para auxiliar os alunos em seu dia a dia. Capacitar nossos professores, proporcionar novos conhecimento é o nosso papel", destaca Elena Maass, secretária Municipal de Educação e Cultura.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia