Na terça-feira (22) mais de 500 educadores, tiveram o privilégio de assistir a palestra proferida pelo professor doutor Álvaro Chrispino intitulada "Mediação de Conflito Escolar", promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura e o Programa A União Faz a Vida.
O Objetivo foi refletir sobre os conflitos enfrentados no âmbito escolar e a mediação dos mesmos, considerando o direito de todos aprenderem, o que está diretamente ligado ao desafio de se compreender o ser humano.
Para o professor Álvaro, a gênese do conflito está na falta do diálogo pois, "só há conflito quando não há diálogo e dialogar significa dizer o que pensamos com argumentos". O Programa A União Faz a Vida se preocupa com a formação de nossos educadores, pois são eles que mediam o desenvolvimento dos estudantes, preparando-os para serem cidadãos cooperativos, empreendedores e críticos.
O professor Álvaro ressalta ainda, nosso desafio é "construir uma escola de tolerância e de paz". É esta escola que propiciará um ambiente com clima favorável para o trabalho do professor e a aprendizagem do aluno.
"Quando a gente trabalha de forma igual, aquilo que é diferente, as diferenças se manifestam e ai aparecem os descontentamentos e os conflitos. Essa foi uma das reflexoes pertinentes que obtivemos aqui e que irão nos auxiliar em todos os processos", disse Valdenir Dotto, professor da rede pública.
"As vezes o ambiente escolar proporciona algumas situações, por conta de metodologias, projetos entre outros. Hoje tivemos a oportunidade de ampliar nossas ações e observações para sempre melhorar", diz Flávia Iores, professora da rede particular.
"Quais as maneiras de se mediar os conflitos, solucionar os problemas e seguir avançando, estas reflexões feitas na noite de hoje são muito importantes para auxiliar os alunos em seu dia a dia. Capacitar nossos professores, proporcionar novos conhecimento é o nosso papel", destaca Elena Maass, secretária Municipal de Educação e Cultura.
Fonte:Assessoria