É justamente para os trabalhadores da boleia que a Secretaria de Saúde e Saneamento abriu nesta terça-feira (15) o pré-cadastro on-line para vacinação contra a Covid-19.

E para realizar o cadastro basta acessar o site da Prefeitura, o https://site.sorriso.mt.gov.br/ , entrar no banner “Pré-cadastro” e inserir os dados na aba “Caminhoneiros” ou acessar diretamente no link https://site.sorriso.mt.gov.br/covid/precadastro?l=9. O secretário de Saúde e Saneamento, Luís Fábio Marchioro, destaca que assim como foi realizado com os grupos prioritários, a imunização dos caminhoneiros irá seguir a ordem descrente de idade, iniciando assim por quem tem 59 anos, 58, 57...

Marchioro pontua que inserir o nome no cadastro on-line não equivale à agendamento ou garantia para a imunização. “Não se trata de agendamento. Esse pré-cadastro tem como objetivo organizar as filas e prioridades na distribuição das vacinas que estão sendo fornecidas pelo Ministério da Saúde e seguirá o cronograma de entrega de doses”, explica Marchioro.

O secretário destaca que conforme os cadastros forem recebidos, todos serão analisados pela equipe técnica para comprovar situações como área de residência em Sorriso. “Lembramos que a priorização será por idade, como foi feito nos demais grupos, iniciando sempre pelos mais velhos até os mais jovens”, frisa.

“Finalizamos praticamente quase todos os outros grupos prioritários, como educação, idosos, segurança, saúde e forças de salvamento”, explica Marchioro. “Esta semana estamos vacinando os trabalhadores da limpeza urbana que estão inclusos no Plano Nacional de Imunização; além dos servidores da Assistência Social e já iniciamos a imunização por idade. Caso alguém dos demais grupos ainda não foi imunizado se ficou “para trás” por algum motivo é só ligar no 150 e agendar a imunização. Se não tiver como ligar, indicamos que vá até um PSF”, detalha o gestor.

Outras formas de cadastrar

Para quem não tem acesso à internet, Marchioro recomenda que procure a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência ou a Agente Comunitária de Saúde (ACS) responsável pela sua área. Outra opção ainda é ligar no 150.