NOVA MUTUM, 25 de Abril de 2024
icon weather 21 º 31 º
DÓLAR: R$ 5,16
Logomarca

POLÍTICA Domingo, 31 de Julho de 2022, 17:41 - A | A

31 de Julho de 2022, 17h:41 - A | A

POLÍTICA / 14 DE SETEMBRO

Consórcio de imprensa promoverá debate com candidatos a presidente

Estadão



O consórcio de veículos de imprensa, que inclui Estadão, Folha de S.Paulo, G1, O Globo, UOL e Valor Econômico, promoverá no dia 14 de setembro, em pool, um debate entre candidatos à Presidência da República. Juntos, os seis veículos são lidos mensalmente por 74 milhões de pessoas.

O debate tem o objetivo de assegurar que o eleitor consiga ter conhecimento aprofundado sobre o que pensam e como se posicionam em relação a temas centrais os candidatos favoritos a governar o País pelos próximos quatro anos.

O consórcio vai convidar para o debate os quatro primeiros colocados nas pesquisas Ipec ou Datafolha da semana que antecede a realização do evento. Em caso de empate (não será levada em conta a margem de erro), o candidato cuja aliança tenha mais parlamentares no Congresso será o escolhido. O evento vai ocorrer desde que ao menos três dos quatro primeiros colocados confirmem presença e compareçam no dia.

Para permitir um diálogo aprofundado, que revele as visões dos candidatos sobre o País e dê aos participantes a oportunidade de responder a questões de interesse público, o modelo de debate permitirá tanto perguntas entre os candidatos quanto de jornalistas. Com duração de duas horas, ele será transmitido ao vivo nas plataformas digitais dos veículos do consórcio.

Nesta sexta, 29, todas as campanhas de candidatos e pré-candidatos começaram a ser procuradas para que tenham conhecimento dos detalhes do evento, que será realizado em São Paulo. Nos próximos dias, haverá uma reunião das campanhas com o consórcio. Em seguida, os candidatos terão uma semana para firmar o compromisso de participar do debate.

CNN e Terra

A CNN Brasil e o portal Terra ingressaram no pool formado por Estadão, Rádio Eldorado, SBT, revista Veja e rádio NovaBrasil FM que vai promover debates com os principais candidatos à Presidência da República e ao governo de São Paulo na campanha eleitoral deste ano.

A previsão é de que os debates ocorram em setembro - no dia 17 para o governo paulista e no dia 24 para a Presidência da República. Em caso de segundo turno, as datas previstas são 15 de outubro (para governador) e 24 de outubro (para presidente). As primeiras reuniões com as campanhas já foram realizadas.

Com duração aproximada de duas horas, os debates contarão com a participação de jornalistas dos veículos patrocinadores e os candidatos deverão fazer perguntas entre si.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.



Comente esta notícia