Diego Weber - Gilmar Alves - SECOM|CMNM
Nova Mutum-MT
A construção de um corredor ecológico com ladrão vazante, junto a aduela na Avenida dos Sabiás no córrego Bujuizinho em Nova Mutum, foi indicado pelos parlamentares Osmar Isoton e Vera Grodzicki.
O objetivo é aumentar a circulação de animais silvestres e fazer voltar algumas espécies que já não estevam transitando mais na região. No local há uma nascente, afluente do córrego do Bujuizinho, que liga uma área maciça de vegetação nativa às áreas de preservação do córrego, afirmam os vereadores.
A indicação (nº 34/2021) foi apresentada na 6ª Sessão Ordinária (08.03) e aprovado pelos vereadores.
CORREDOR ECOLÓGICO
Faixa de vegetação que pode ter por objetivo ligar fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade humana etc.), possibilitando o deslocamento da fauna e flora entre as áreas isoladas.
EFEITOS
Reduz a fragmentação dos ecossistemas promovendo a ligação entre diferentes áreas e permitir o fluxo gênico entre as espécies da fauna e flora.
Com o apoio dos vereadores, a solicitação foi aprovada para trâmite junto a Prefeitura Municipal e Secretaria Obras e Viação Pública.