NOVA MUTUM, 24 de Maio de 2024
icon weather 21 º 35 º
DÓLAR: R$ 5,15
Logomarca

MESSIAS ROCHA Sábado, 30 de Junho de 2018, 15:41 - A | A

30 de Junho de 2018, 15h:41 - A | A

MESSIAS ROCHA / MESSIAS ROCHA

COLUNA: Nova Mutum: não somos a maior cidade do mundo, mas...

Messias Rocha
Nova Mutum
[email protected]



PNUD, IDH, IDEB, PIB e vários outros daqueles índices que medem o conjunto dos serviços públicos e da realidade socioeconômica que determinam o desenvolvimento humano dos cidadãos de um lugar em relação a outros, são as principais fontes de consultas levadas a cabo por quase todas as pessoas de fora que buscam as respostas para a pergunta se vale, ou não, a pena migrar com sua família ou investir suas economias em um novo lugar. Na filosofia esse tipo de problema é chamado de “existencial”, e deve ser tratado com muita cautela e seriedade. Prudência é sempre útil em qualquer consideração sobre o nosso futuro, contudo, às vezes, passos no escuro podem nos proporcionar alegrias inimagináveis. Aconteceu comigo!   

Solitário e sem dinheiro para investir em um empreendimento comercial, portando apenas alguns móveis e as ferramentas de trabalho, há menos de um ano aceitei proposta dos meus superiores na Polícia Civil para vir para Nova Mutum. Acreditem, daqui eu só conhecia a boa-fama que a cidade compartilha com Lucas do Rio Verde e o rumo (norte) no mapa, pois havia morado em Alta Floresta. Não conhecia de modo aprofundado – e não quis conhecer antes – os indicadores oficiais referentes à nossa cidade. Vim na fé e não me arrependo. Em menos de um ano fiz ótimas amizades; recorri aos serviços públicos de saúde, nos quais fui muito bem tratado, e claro, usufruí de vários dos espaços de vivência coletivos, criados e muito bem preservados pela prefeitura municipal. As pistas de caminha e ciclismo são as melhores!

Entretanto, se lhe parece difícil assimilar o meu vislumbre, porque você é daquele grupo de cidadãos um pouco mais céticos, te convido a analisar os números do IBGE e formar tua própria conclusão sobre a aniversariante do mês. Segundo o instituto brasileiro de geografia e estatística, Nova Mutum é o 3º município do Estado no ranking do IDH – Desenvolvimento Humano, isto quer dizer que de 141 municípios só há 2 com saúde, educação e saneamento básico melhores que o nosso. Na lista de rankeamento do PIB estadual nossa cidade está na 8ª posição, já no nacional fica entre as 350 mais ricas do Brasil. Este é o indicador do quanto um País, Estado ou Cidade produz de riqueza.

Quanto maior for a produção bruta, mais dinheiro haverá circulando no comercio; Quanto mais gente comprando, mais pessoas serão empregadas para dar conta de atender esta demanda; Com mais gente empregada e consumindo, maior será a arrecadação do fisco municipal. E assim, com toda essa movimentação econômico-financeira e uma boa gestão dos recursos decorrentes, a prefeitura consegue manter os aparelhos públicos, pagar os servidores e avançar nos investimentos que interessam a todos.

Com sua vocação econômica inaugural, produção de grãos, sendo explorada ao máximo, os gestores de Nova Mutum precisam agora focar suas energias na atração de indústrias de transformação, por exemplo, de soja em óleo, de algodão em tecido, dentre outras. Isso provocará um crescimento demográfico enorme, acompanhado de uma expansão geográfica urbana proporcional. Portanto, para um progresso satisfatório, deverá ser mantida a atenção no crescimento ordenado, caso contrário, teremos uma cidade com centro comercial bonito, mas todo arrodeado por bairros mal estruturados. Entretanto, o que foi feito até aqui já foi suficiente para, por exemplo, a revista IstoÉ, e a Austin Rating, destacarem nossa cidade na 28ª posição no quesito saúde, entre as melhores para se viver no Brasil, com população de até 50 mil habitantes.

Portanto, se a rotina apertada pela correria do trabalho e dos afazeres domésticos ainda não lhes permitiu formar juízo a respeito do quão boa é nossa terrinha, reflita sobre os números comentados acima, converse com amigos de outros lugares e, sem dúvida, assim como eu você logo dirá orgulhosamente que se Nova Mutum não é a maior cidade do mundo, com certeza é uma das melhores do Mato Grosso e do Brasil para se viver em plenitude! Parabéns a todos nós forasteiros, nativos e migrantes que fazem deste lugar o que ele é. Se orgulhem... e não esperem dia 4 de julho para festejar os 30 anos de Nova Mutum!  

Messias Rocha – Investigador de Polícia, de Nova Mutum.                                



Comente esta notícia

Elisangela Artmann 01/07/2018

Amo Nova Mutum!!!!! Aqui me sinto muito feliz!!! Meus 19 anos de município já me fazem sentir uma nativa. Parabéns para Nova Mutum e para todos nós que podemos usufruir desse ambiente maravilhoso.

positivo
0
negativo
0

Mutuense 30/06/2018

Que bela homenagem! Parece até que esse Messias nasceu em Nova Mutum. Também vejo a cidade desse jeito aí. Amo muito.

positivo
0
negativo
0

2 comentários

1 de 1