NOVA MUTUM, 07 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,49
NOVA MUTUM, 07 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,49
Logomarca

GERAL Domingo, 15 de Setembro de 2024, 16:24 - A | A

15 de Setembro de 2024, 16h:24 - A | A

GERAL / MENOS DE UM MÊS

Aplicativo "Pardal" registra 470 denúncias de crimes eleitorais em MT

Vithoria Sampaio/Gazeta Digital



Prestes a completar 1 mês da campanha eleitoral, o aplicativo online Pardal já registrou 470 denúncias de irregularidades em Mato Grosso, uma média de 15 registros por dia. Sinop está em primeiro lugar, seguido de Rondonópolis e Cuiabá.

Conforme a ferramenta, a incidência de denúncias da prática de crimes eleitorais estão sendo cometidas por candidatos a vereador. A estatística do aplicativo aponta que foram 360 denúncias, já para o cargo de prefeito, 233, outras 135 ao partido e apenas duas aos vice-prefeitos.

O Juiz membro do Pleno do TRE e ouvidor eleitoral, Luiz Otavio Pereira Marques, explicou que as denúncias são sigilosas e avaliadas pelo juiz competente da zona eleitoral do município.

"É importante pontuar que, os dados de quem realizar a denúncia, será mantido de forma confidencial r é necessário que seja incluso fotos ou vídeos como prova. Assim que for concluída, o registro será enviado de imediato ao Juiz competente da zona eleitoral, que irá dar o processamento legal a essa denúncia, vai ser enviado ao Ministério Publico, o promotor vai avaliar se deverá se representada e em seguida as penalidades cabíveis", explicou.

O aplicativo, que já completou 10 anos, foi elaborado pela Justiça Eleitoral e já está disponível para download nos sistemas IOs e Android, nesta eleição o diferencial foi o acréscimo da ferramenta para denúncia de desvios nas campanhas eleitorais na internet.

Pelo Pardal Web, é possível acompanhar o andamento e as estatísticas das denúncias apresentadas via Pardal Móvel. Todos os usuários e eleitor que queira tirar qualquer tipo de dúvida pode entrar em contato com a ouvidoria que tem várias opções de acesso.

"É importante a utilização do aplicativo Pardal, para que o cidadão seja em mais uma eleição um fiscal que possa colaborar com a justiça eleitoral, a fim de que podemos ter uma eleição equilibrada entre os candidatos", pontuou o Juiz Luiz Otavio. 



Comente esta notícia