NOVA MUTUM, 16 de Junho de 2024
icon weather 20 º 36 º
DÓLAR: R$ 5,38
Logomarca

GERAL Sábado, 06 de Maio de 2017, 01:11 - A | A

06 de Maio de 2017, 01h:11 - A | A

GERAL /

Campanha de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes é lançada em Nova Mutum



Foi lançada na manhã desta quarta-feira, 03, no auditório do Ministério Público Estadual de Nova Mutum, a Campanha de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

O ato contou com a presença da secretária de Cidadania e Assistência Social – Marinês Cavalin Pivetta, promotores de Justiça – Henrique de Carvalho Pugliese e Ana Carolina, além do presidente da Câmara de Vereadores Airton Pessi, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescentes – Ana Carolina Favretto, secretários municipais e representantes da sociedade civil organizada.

Com o tema: Nova Mutum Protege suas Crianças e Adolescentes a campanha visa fortalecer a rede de atendimento a crianças e adolescentes vítimas de abuso e exploração sexual.

A ação também tem como objetivo a divulgação de ferramentas de denúncias para que os casos de violência sexual sejam descobertos, evitados e solucionados. Além do Disk 100, que é nacional, as denúncias também podem ser feitas de maneira sigilosa diretamente ao Conselho Tutelar de Nova Mutum nos telefones (65) 99628 – 3858 e 3308 1489.

Durante o lançamento a promotora de Justiça, Ana Carolina, abordou a quantidade de casos de abusos registrados no País e destacou que em grande maioria dos casos o abusador é uma pessoa que convive muito próximo a criança e ou adolescente. “Essa é um situação difícil, mas precisa ser abordada, visto que todas as crianças correm o risco de algum tipo de abuso, porque o abusador, em regra é alguém de confiança da criança ou do adolescente. Então qual nossa função enquanto agentes públicos? Levar essas informações as crianças, dizer para eles o que é certo é o que errado, dizer para eles que nós estamos aqui para dar toda assistência necessária, para proteger”, afirma.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Marinês Pivetta acrescenta que a pior agressão que uma criança pode sofrer é ser violentada, por isso é importante o envolvimento de toda a comunidade nessa campanha. “O intuito de toda mobilização é trazer esse debate, para que as pessoas sejam sensibilizadas. É importante destacar a grande quantidade de parceiros que estão nos apoiando. Nossa rede de proteção a crianças e adolescentes de Nova Mutum conta com inúmeras instituições, sociedade civil organizadas, grupos de apoio entre outros”.

PROGRAMAÇÃO

Durante todo mês de maio serão desenvolvidas diversas atividades. No sábado dia 06, haverá o “Sábado Recreativo”, com atividades para crianças e famílias atendidas no Centro Social Marton Lucca.

Nos dias 09 e 11 será realizada a Capacitação sobre o Fluxo de Atendimento da Rede de Proteção voltada para profissionais da educação infantil e primeiro e segundo ciclo. E da rede de ensino estadual.

Já no dia 17 será a Blitz Educativa, com entrega de adesivos da campanha em pontos estratégicos da cidade e Roda de Conversa com o Juiz Cássio Leite de Barros, titular da Vara da Infância e Juventude.

Dia 18 de maio, acontece a tradicional Caminhada de Alunos, para sensibilizar a comunidade mutuense sobre a Campanha Nacional de Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A caminhada sairá da Prefeitura de Nova Mutum as 07h da manhã e seguirá pela Avenida Mutum.

O Distrito do Ranchão também receberá a Caminhada no dia 19.

A edição do Programa Famílias na Praça do dia 21 de maio que acontecerá na Praça do Bairro Colina será alusiva ao tema da Campanha.

O encerramento acontece dia 31 de maio com a Exposição de Painéis e Apresentações Culturais no Centro de Convivência Parque das Águas.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia