O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e a Secretaria Municipal de Assistência Social apresentaram à imprensa os candidatos e candidatas que concorrerão aos cargos de conselheiros tutelares, no próximo mês de outubro em Nova Mutum. Ao todo treze candidatos estão aptos ao pleito que irá eleger cinco titulares e cinco suplentes aos cargos.
O presidente do CMDCA, Edmar Nascimento falou sobre o processo de seleção, estipulado em edital para definição dos candidatos aptos a concorrem. “Inicialmente foi feita a avaliação documental, seguido da aplicação de uma prova com conteúdo relacionado ao Estatuto da Criança e Adolescente (ECA) e legislação vigente. Como nessa primeira etapa não conseguimos alcançar o número de candidatos mínimo exigido, publicamos um novo edital e conseguimos definir os candidatos que serão votados no dia 4 de outubro, durante eleição unificada em todo o País”, afirmou.
Os critérios para eleição dos candidatos é o mesmo que o de uma eleição normal. Todos estão liberados a fazerem campanha, inclusive utilizarem as redes sociais. “Faremos uma fiscalização de todo o pleito para que não ocorra nenhuma irregularidade, como boca de urna, santinhos nas ruas entre outras situações”, acrescenta Edmar.
Os candidatos eleitos serão empossados em 2016 para um mandato de 4 anos.
Fonte:Assessoria