Oliveira Júnior/GD
Nova Mutum/MT
O técnico Mário Roberto, do Nova Mutum, será julgado na noite desta quinta-feira (10), pela 1ª Comissão Disciplinar do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação Mato-Grossense de Futebol (FMF), comandada pelo advogado Ildo de Assis Macedo, e, corre o risco de ser penalizado com uma suspensão de até 4 partidas; ao menos é o que prevê o artigo em que ele foi denunciado (243 F do CBJD).
No dia 7 de setembro, durante o jogo Primavera x Nova Mutum, o árbitro Rodrigo da Fonseca Silva, que comandava a partida, escreveu em seu relatório na súmula o que ouviu do treinador:
“Quando a partida estava paralisada, após uma falta contra a equipe do Nova Mutum, persistiu em reclamar da decisão da arbitragem, e passou a ofender verbalmente a arbitragem dizendo: vocês são árbitros de várzea, só apitam contra mim, não precisa de assistente. Apita esta bosta. Ele não gosta de mim”.
Na redação atual do CBJD, o § 1º do artigo 243-F, torna a ofensa à honra ao árbitro uma infração qualificada, com pena mínima de 4 (quatro) partidas, problema semelhante acomete as agressões físicas sofridas por membro de equipe de arbitragem, em que a qualificadora faz com que a pena mínima seja de 180 (cento e oitenta) dias.
Apesar de sua equipe ter goleado o adversário por 5 x 0, o treinador foi denunciado por ‘Ofensa a Honra” e será julgado na sessão desta quinta-feira (10), marcada para às 18h30, no Plenário Dr. Mário Cardi, na sede da Federação Mato-Grossense de Futebol.
Caso seja punido com a suspensão por quatro jogos, como prevê a legislação, o treinador ficaria fora das semifinais da competição, que começam na próxima semana. O Nova Mutum lidera a fase de classificação. Também estão classificados Operário, Mixto e Academia.
De acordo com o regulamento da Copa FMF, o 1º colocado da fase de classificação enfrentará o quarto nas semifinais (hoje o Academia), e o 2º (Operário) jogará contra o Mixto (3º), porém, as posições poderão mudar nesta última rodada, que será disputada sábado, com os últimos jogos no mesmo horário, às 16h. Mixto x Operário, Mutum x Academia e Primavera x Cáceres.