NOVA MUTUM, 18 de Maio de 2024
icon weather 16 º 22 º
DÓLAR: R$ 5,11
Logomarca

GERAL Sexta-feira, 10 de Agosto de 2018, 20:57 - A | A

10 de Agosto de 2018, 20h:57 - A | A

GERAL / POLITICA

Nova Mutum: Câmara e assembleia legislativa promovem debate sobre regularização fundiária

Assessoria
Nova Mutum
[email protected]



O plenário da Câmara Municipal de Nova Mutum ficou completamente lotado na noite dessa quinta-feira (09-08), durante a realização das palestras com debate sobre Regularização Fundiária urbana e rural. Promovido pela Câmara e Assembleia Legislativa de Mato Grosso, através do Deputado Estadual Guilherme Maluf, o evento teve objetivo fundamental de esclarecer a todos que tem interesse sobre a nova Lei Federal de regularização fundiária, promulgada em 2017. 

O tema é pertinente em toda a região, devido à falta de documentação definitiva da posse de área. Especificamente em Nova Mutum, moradores de bairros como o Nossa Senhora Aparecida, Jardim e Centro reivindicam há anos o título definitivo dos seus lotes, o que impede financiamentos para construção e dificulta a venda do imóvel.

Foto: Assessoria

Regularização Fundiária

Câmara e Assembléia do MT demonstram preocupação quanto a documentação de áreas Rural e Urbana

Em áreas rurais, a falta da documentação compromete o financiamento da safra agrícola, o que inviabiliza o plantio, impedindo a geração de renda para famílias do campo e consequentemente deixando o Município de arrecadar tributos. As palestras foram ministradas por dois especialistas no assunto: José de Arimatéia Barbosa, oficial registrador de imóveis da Comarca de Campo Novo do Parecis; e Renato Góes, conhecedor de regularização fundiária e coordenador do grupo de apoio a este tema no estado de São Paulo.

Ambos contribuíram na formatação da lei nº 13.465/17, denominada de Lei de Regularização Fundiária. Participaram das discussões prefeitos, vereadores e secretários municipais da região, advogados, cartorários, técnicos da área, loteadores, representantes de sindicatos, moradores urbanos e produtores rurais. 

Foto: Assessoria

Regularização Fundiária

Renato Góes é considerado um especialista no assunto a nível nacional

A provocação para ser discutido o assunto partiu do presidente do Legislativo Mutuense, Airton Pessi. “Essa é uma preocupação antiga que atinge moradores da cidade e produtores do campo e, para poder ajudar nesse assunto, convidamos grandes entendedores de regularização fundiária. Certamente o evento foi esclarecedor,” comentou Quick.

Com o envolvimento dos Poderes Legislativo, Judiciário e Executivo, juntamente com o Intermat, Cartórios, profissionais liberais ligados ao assunto, pretende-se formar um grupo de trabalho para dar prosseguimento a este tema tão carente de soluções. O primeiro passo está sendo dado em Nova Mutum, e a expectativa é que resultados sejam alcançados. 

Foto: AssessoriaRegularização Fundiária



Comente esta notícia