NOVA MUTUM, 12 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,57
NOVA MUTUM, 12 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,57
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 21 de Março de 2016, 22:06 - A | A

21 de Março de 2016, 22h:06 - A | A

GERAL /

SECRETÁRIO MUTUENSE AVALIA FÓRUM ESTADUAL SOBRE JOGOS ESTUDANTIS



O Secretário de Esportes e Lazer de Nova Mutum, Toshio Takagui, participou do Fórum Estadual de Esporte e Lazer. Dentre os temas debatidos estava a reestruturação dos Jogos Estudantis de Seleções Municipais, Grande estadual com maior adesão de municípios em etapas regionais, o apoio pedagógico em relações à criação das divisões entre outros. “Ficamos satisfeitos com o encontro, há muito tempo um fórum neste porte e com estes temas não era realizado. Objetivemos um visão geral a respeito do plano do governo do Estado quanto à área do esporte matogrossense, além claro de podermos trocar experiências junto a outros participantes”, destacou o secretário de Nova Mutum.

O Fórum proposto pela Secretaria de Estado de Esportes foi realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, durante o último final de semana e contou com a participação de 50 gestores municipais, da capital e interior.

O Secretário mutuense destacou o avanço de Nova Mutum perante a alguns municípios. “Ao debatermos com os gestores, trocarmos experiências em busca de soluções nós percebemos que Nova Mutum está a frente de muitos. Boa parte, ou grande maioria tem a gestão do setor do esporte e do lazer, conduzido por departamentos, enquanto nós somos um gestão com porte, equipe e orçamento de secretária”, afirmou.

O secretário afirmou que parte das ações apresentadas no encontro, que serão implantadas pelo Governo do Estado já são desenvolvidas em Nova Mutum. “Eles planejam aproximar o esporte da escola, com oficinas e escolinhas, assim como nós fazemos com o programa Despertando Talentos, que atua há 10 anos.  E no setor de lazer o Governo propõe uma ação semelhante ao projeto Famílias na Praça, com ações ao ar livre em diversas cidades e regiões do estado. Assim constatamos  que estamos no caminho certo”, afirmou Toshio.

Em sua avaliação o secretário ainda pontuou que por conta dos índices positivos de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) alcançados pelo município em várias áreas os recursos são limitados. “Fomos informados que a prioridade do Governo Estadual é auxiliar municípios com baixos índices de desenvolvimento. Assim, constatamos que os avanços alcançados novamente nos colocam em um patamar superior a muitos municípios matogrossenses. Isso, apesar de nos limitar o acesso a recursos é resultado de eficiência, transparência e coerência na aplicação de recursos e na condução da gestão como um todo”, conclui.

Toshio foi acompanhado por membros que compõem a equipe da Secretaria de esportes de Nova Mutum.

REESTRUTURAÇÃO DOS JOGOS ESTUDANTIS

As mudanças foram apresentadas pelo coordenador de Esportes Educacionais da Secretaria de Estado de Educação de Esporte e Lazer (Seduc-MT), Manoel Fonseca, que destacou que a atual estrutura do estudantil – pensada há 39 anos – foi importante para solidificar a competição. Mas que agora esse formato está defasado e precisa ser modernizado para que um dos eventos esportivos mais tradicionais de Mato Grosso não morra.

Para justificar a mudança, a secretaria adjunta de Esporte e Lazer fez um estudo no ano passado que apontou que apenas 529 equipes, de um total de 1.410, participam efetivamente das etapas do estudantil durante todo o ano. Em linhas gerais significa dizer que há participação de apenas 37% das equipes.

GRANDE ESTADUAL

Manoel acredita que uma maior adesão de municípios passa pelo fim das etapas regionais dos jogos. Desta forma, o novo formato será um grande estadual realizado com pelo menos seis divisões em cada modalidade (basquete, vôlei, futsal, handebol, futebol de campo e atletismo).

As seis modalidades seriam disputadas uma por vez, separadas em municípios. Manoel deu o exemplo do município de Colíder, que neste ano vai sediar o estadual de voleibol. “Nós iremos levar somente essa modalidade para lá. Serão sete dias respirando voleibol, entre jogos, debates e cursos de capacitação para técnicos e árbitros. E assim acontecerá com as demais modalidades e municípios”, detalhou.

APOIO PEDAGÓGICO

Em relações à criação das divisões, a proposta é nivelar a competição e premiar o maior número de equipes. Essa medida, conforme Manoel irá corrigir falhas pedagógicas históricas que vem acontecendo na competição.

Ainda durante o evento foram apresentados parte das ações estaduais realizadas no setor em 2015. Além do lançamento do Projeto Esporte Na Escola, lançamentos de livros, Palestras entre outros.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia