NOVA MUTUM, 09 de Agosto de 2022
icon weather 17 º 27 º
DÓLAR: R$ 5,11
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 27 de Junho de 2013, 14:17 - A | A

Servidores do Detran-MT suspendem serviços por sucateamento do órgão

Faltam até papel e grampo nas unidades, denuncia sindicalista

Os 760 servidores do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT) paralisam as atividades nesta quinta-feira (27) contra a falta de estrutura do órgão, tanto na sede, em Cuiabá, quanto nas 64 unidades espalhadas pelo interior do estado. O sucateamento do órgão, segundo a presidente do sindicato da categoria (Sinetran), Veneranda Acosta, é tamanho que os profissionais estão comprando até mesmo materiais de expediente, como papel, grampo e copos descartáveis, para a autarquia.

A assessoria do Detran informou que os funcionários comissionados vão trabalhar na sede do órgão, na capital, exceto no setor de vistoria, em razão da paralisação dos servidores efetivos. Acerca das reivindicações da categoria, a autarquia disse que não irá se posicionar por enquanto porque o presidente do Departamento, Gian Castrillon, está viajando.

"Não tem nem material de expediente. Chegamos ao limite. Os usuários estão tendo que tomar água da torneira, porque não tem água mineral. Os equipamentos de informática estão arcaicos e a internet não funciona, por isso, muitos usuários acabam perdendo a paciência", declarou, ao informar que a reivindicação dos servidores é a reestruturação do órgão, bem como a contratação de novos profissionais, por meio de concurso público.

Segundo ela, o número de servidores é o mesmo que há 12 anos, sendo que a frota de veículos e a quantidade de condutores triplicou nesse período. Hoje, pela demanda de trabalho do Detran do estado, seriam necessários pelo menos 2.100 servidores, na avaliação de Veneranda.

A precariedade da estrutura física do órgão já vem sendo cobrada desde o ano passado. No entanto, conforme a sindicalisata, nenhuma medida foi tomada porque a superintendência alega que não tem recursos previstos para essa 'reforma', já que a verba arrecadada pelo Detran vai direto para a Conta Única do Estado e, "não volta para a instituição". O Detran é um dos órgãos que mais arrecada no estado.

Nesta quinta-feira, todos os serviços, assim como os testes já agendados, foram suspensos. A previsão do Sindicato dos Servidores do Detran (Sinetran) é que as atividades sejam retomadas nesta sexta-feira (28). Nesse caso, os exames e testes de direção que haviam sido marcados devem ser reagendos junto ao órgão. Deve ser realizada uma assembleia geral dos servidores ainda hoje para aprovar ou não indicativo de greve.

Essa modernização do órgão é necessária para que o Detran cumpra com outras ações, como de fiscalização e de prevenção de acidentes de trânsito, o qual a sindicalista classifica de crimes de trânsito.

Fonte:MutumNoticias



Comente esta notícia

#data.gblcdn
#identificação por empresa