NOVA MUTUM, 22 de Março de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,74
NOVA MUTUM, 22 de Março de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,74
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 22 de Outubro de 2014, 12:01 - A | A

22 de Outubro de 2014, 12h:01 - A | A

GERAL /

Sojicultores de Nova Mutum aguardam melhor momento para plantio



Enquanto os produtores de soja de Lucas do Rio Verde (MT) retomam o plantio após as chuvas de domingo e segunda-feira, em Nova Mutum (MT), a maioria dos sojicultores ainda aguarda o melhor momento para começar a semeadura, apensar da chuva que ocorreu na noite desta terça-feira (21). Enquanto produtores de Lucas do Rio Verde devem plantar 234 mil hectares de soja, Nova Mutum deve semear 386 mil hectares, de acordo com o Instituto Mato-grossense de Economia Agrícola (Imea).

De acordo com o presidente do sindicato rural de Lucas do Rio Verde, Carlos Alberto Simon, a quantidade de chuvas foi bem variada em algumas regiões do município. Isso bastou para que os produtores se animassem e, nos próximos dias, devem acelerar a semeadura. “Choveu de 15 a 30 milímetros e eu ouvi que em alguns lugares chegou a até 50 mm, o que foi um alívio para os produtores de soja que retomaram ou iniciaram o plantio.

Em Nova Mutum, a chuva foi pouco intensa, retardando por mais alguns dias um avanço mais significativo no plantio. “Choveu muito pouco no município e de forma localizada, com variações de 10 a 25 mm. Com isso, os produtores estão aguardando mais um pouco para avançar o plantio da soja, que está bem devagar. Existe a previsão de chuva para os próximos dias, esperamos que aconteça realmente”, afirma Luiz Carlos Gonçalves, presidente do sindicato rural do município.

A situação nas duas cidades não está resolvida. O atraso e a falta de estabilidade das chuvas têm sido uma preocupação para os produtores de soja nesta safra. As chuvas abaixo do esperado têm feito os produtores de soja desacelerarem o plantio. Em boletim divulgado pelo Imea na última sexta-feira (17), o estado de Mato Grosso havia semeado 9,33% da área total de 8,8 milhões de hectares. Lucas do Rio Verde atingiu 12% e Nova Mutum chegou aos 10%. As duas cidades estão situadas na região Médio-norte, principal produtora de soja do estado.

Fonte:MutumNoticias



Comente esta notícia