NOVA MUTUM, 15 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,66
NOVA MUTUM, 15 de Outubro de 2024
  
DÓLAR: R$ 5,66
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 12 de Setembro de 2013, 13:10 - A | A

12 de Setembro de 2013, 13h:10 - A | A

GERAL /

Valdomiro ex-jogador do Inter estará hoje na festa colocada em Mutum



O ex-jogador Valdomiro Vaz Franco, consagrado ponta direita do Inter gaucho estará hoje, 12, em Nova Mutum participando da 4ª festa colorada promovida pela torcida no município. O evento acontece às 20h no Centro de Tradições Gauchas – Porteira da Amazônia e terá ainda a animação da banda Ataque Colorado.

O ponta-direita Valdomiro Vaz Franco chegou ao Internacional-RS em 1968 e logo em seu primeiro Gre-Nal marcou um gol (1 x 1, no dia 12 de maio). Nos anos seguintes, continuaria a marcar no clássico - a maioria deles decisivos -, tornando-se cada vez mais amado: em 1969, embora o 0 x 0 tenha dado o título ao Inter, ele fez um gol injustamente anulado; em 1970, na vitória por 2 x 1 sobre o rival, marcou o primeiro; em 1974, fez o gol da vitória na final; e, em 1978, na vitória por 2 x 1 em pleno Olímpico, fez os dois gols. Por isso, era chamado de Homem Gre-Nal.

Embora não exista uma estatística oficial, Valdomiro é o mais forte candidato a jogador que mais vezes vestiu a camisa colorada (cerca de 800 jogos em 14 anos no clube). Veloz, dono de um chute forte, ele também fez seis gols pela Seleção Brasileira. O mais importante deles foi contra o Zaire, pela Copa do Mundo de 1974, na Alemanha. O Brasil precisava vencer os africanos por uma diferença mínima de três gols se quisesse avançar para a Segunda Fase. E venceu, graças a um chute salvador de Valdomiro aos 34 minutos do segundo tempo.

Para um ponta-direita, Valdomiro era um artilheiro excepcional. E também taticamente generoso, sempre disposto a auxiliar o meio-campo na marcação. Cruzava bem, principalmente em curva, e chutava com força. Em 1979, quando o Beira-Rio fez dez anos, Valdomiro ganhou uma placa no estádio, como atleta-símbolo daquele período de vitórias. Passe livre na mão, jogou dois anos no Millonarios de Bogotá (Colômbia). Mas voltou para encerrar a carreira no Inter, em 1982, a tempo de ganhar mais um Campeonato Gaúcho. Depois, elegeu-se vereador em Porto Alegre.

Fonte:MutumNoticias



Comente esta notícia