Primeira Página
Pantanal/MS
Um vídeo gravado em 2020 e que voltou a circular nas redes sociais mostra um grupo de pescadores alimentando uma onça-pintada na região do Touro Morto, em Aquidauana (MS), o mesmo local onde o caseiro Jorge Avalo, de 60 anos, foi morto por um felino no último dia 21 de abril.
Nas imagens, o animal sobe calmamente em um barco e pega um peixe, que está dentro da embarcação.
A gravação já havia chamado atenção da PMA (Polícia Militar Ambiental) na época, e agora volta a ser analisada depois da morte do caseiro. Segundo o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), a prática de alimentar onças é comum na região, o que representa um risco à população.
A PMA informou que instalou câmeras no entorno da casa onde Jorge vivia para monitorar a presença de outros animais e apurar se a ceva, prática ilegal de oferecer comida a animais silvestres, continua ocorrendo.
Caso Jorginho
Jorge Avalo desapareceu no dia 21 de abril e foi encontrado morto com marcas de ataque de onça. Partes do corpo foram achadas no entorno da casa e em uma toca, em área de mata. Após o sepultamento, o governo estadual autorizou a captura do animal.
Na madrugada do dia 24, uma onça-pintada macho foi capturada nas imediações do pesqueiro onde aconteceu o ataque. Ainda não se sabe se é o mesmo animal responsável pela morte de Jorge. A investigação continua sendo feita por especialistas.
VEJA VÍDEO: