RepórterMT
O eletricista mato-grossense Juvenal Alves Correa de Albuquerque foi condenado a 16 anos e seis meses de prisão pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, Golpe de Estado, dano qualificado, deterioração do patrimônio tombado e associação criminosa arcada.
Além disso, Juvenal deverá pagar 100 dias-multa no valor de um terço do salário mínimo, o que equivale a pouco mais de R$ 47 mil. Ele também foi condenado a pagar R$ 30 milhões em indenização por danos morais coletivos. Esse valor deverá ser dividido entre todos os condenados por participação nos atos de vandalismo. O relator do processo é o ministro Alexandre de Moraes.
A decisão foi tomada em julgamento no plenário virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) no âmbito do processo que investiga os atos de vandalismo registrados em Brasília no dia 8 de janeiro de 2023.
O ministro Nunes Marques chegou a alegar a incompetência do STF para esse tipo de julgamento e propôs a absolvição do réu, mas foi voto vencido. O ministro André Mendonça também divergiu da maioria, e propôs a condenação em quatro anos e dois meses de reclusão.
Por sua vez, o ministro Luís Roberto Barroso chegou a propor que fosse afastada a condenação por abolição violenta do Estado de Direito.
“Após o trânsito em julgado: (a) lance-se o nome do réu no rol dos culpados; (b) expeça-se guia de execução definitiva", diz a decisão. O ministro Alexandre de Moraes deverá redigir o acórdão do julgamento.
Valdivino Dias Costa 17/02/2024
Mais um peso político, em um país democrático, parece incoerente, já queisto é visto em ditaduras.
Palpiteiro 17/02/2024
Toma seu otario, enquanto isso o bozo tá passeando, pede pix pra ele.
Gustavo 17/02/2024
Menos um que pedia a ditadura. Se quer viver sob regime de exceção, agora conseguiu na cadeia. Parabéns ao stf por preservar a democracia. 2026 teremos novas eleicoes pra presidência.
Valmir Luiz de brito brito Brito 17/02/2024
fácil julgarem aleatório.,até meu pai juga assim...um país na contramão...ateonde não sei.....vai chegar a hora que povo não vai mais obedecer lei nenhuma aí..... quero ver o bicho pegar .... fazer o que povo medroso.....
4 comentários