Poliana Chaves - DECOM | CMNM
Nova Mutum-MT
O déficit habitacional e mobilidade urbana são focos de trabalho do vereador Altair Albuquerque. O presidente acredita nas PPPs para solução de problemas que acompanham o desenvolvimento urbano.
O drama de muitas famílias que vivem em Nova Mutum, está relacionado a um grave problema social que a cidade ainda não conseguiu solucionar, o déficit habitacional. Isso significa que parte das famílias mutenses vive em habitações precárias, com excesso de pessoas, ou gasta grande parte de sua renda em aluguel.
Diante desta realidade em que vive o município, o presidente da Câmara de Vereadores, Altair Albuquerque, tem manifestado grande preocupação quanto ao assunto, e vem trabalhando com foco na solução do problema. O tema foi recolocado em pauta, pela Indicação 053/2019 de autoria do presidente, juntamente com os vereadores Alexandre Tavares e Romeu Belém, que apresenta ao Executivo Municipal, uma alternativa que pode ser a saída desta situação, as parcerias público-privadas (PPPs).
“Estamos vendo a nível nacional e estadual este trabalho das parcerias público-privadas. É um modelo que podemos aplicar em Nova Mutum. Por isso, reapresentamos essa necessidade ao Executivo, buscando solução para o problema da falta de moradia”, ressaltou Altair.
Esta Indicação, é na realidade a reedição, de uma propositura apresentada em 2017, também de autoria de Altair e Romeu. A cada ano a preocupação fica ainda maior, segundo Albuquerque o assunto deve ser trabalhado como prioritário, visto que o problema pode se estender por outras áreas, conforme apresentado na justificativa da Indicação, que aponta dados do IBGE, sobre o índice de crescimento populacional de Nova Mutum que é de 10%. O déficit habitacional pode retrair esta marca, causando prejuízos na economia e inclusive na industrialização do município.
“Devemos ampliar uma boa política habitacional ao desenvolvimento urbano, de forma a se integrar ao planejamento de outras áreas, como a mobilidade urbana, assunto que venho trabalhando desde o início de meu mandato. Protocolei nesta Casa, um pedido para que o município desenvolva o Plano Municipal de Mobilidade Urbana, e já está sendo executado conforme necessidade. O Legislativo continua trabalhando em cima disso. Recentemente aprovamos em Regime de Urgência, a liberação para que o Executivo realizasse obras de prolongamento da avenida Uirapurus, para acesso a outras ruas”, destacou.
E como modelo positivo, a PPP estará sendo aplicado pela primeira vez, para solucionar um problema na mobilidade urbana em Nova Mutum, situação que está sendo acompanhada de perto pelo vereador.
"Estive participando de uma reunião juntamente com outros vereadores, representantes do Executivo e empresários, sobre a rua das Margaridas, para resolver o problema de grande fluxo de veículo e pessoas. E neste caso a solução veio de encontro com a nossa indicação sobre o parceria público-privada, pois para a realização desta obra, a classe empresarial estará entrando juntamente com o poder público. Desta forma, atendendo ao pedido do comércio local, bem como a demanda do município." enalteceu Altair.
O presidente acredita que por meio das PPPs, além do déficit habitacional e mobilidade urbana, muitos outros problemas, que surgem com o crescimento da cidade poderão ser resolvidos.
“Precisamos avançar neste modelo. Enquanto vereador e presidente desta Casa, estaremos trabalhando fortemente neste sentido, para podermos solucionar as diversas problemáticas”, afirmou.