Gilmar Alves - DECOM | CMNM
Nova Mutum-MT
A necessidade de firmar parceria público privado para implantação do sistema de bicicletas públicas, conhecido como Programa de Bicicletas Compartilhadas, foi sugerido pelos vereadores Elenilson Tilit e José da Paixão.
O expediente indicatório nº 226/2021 foi defendido durante a 31ª Sessão Ordinária (04.10), como meio para atender às necessidades de transporte nas áreas urbanas de nossa cidade.
Em cidades em desenvolvimento o programa de compartilhamento, público ou privado, vem mudando a maneira como enxergamos este meio de transporte, lazer e até mesmo instrumento de trabalho.
Os vereadores defendem que os serviços de bicicletas compartilhadas sejam fornecidos gratuitamente, ou com um valor de aluguel destinado a manter os custos de manutenção. Esta seria uma opção para viagens curtas. Se implantado o sistema de compartilhamento de bicicletas reduz o uso de veículos motorizados.
Com o compartilhamento das bicicletas, será possível mudar hábitos no que diz respeito aos deslocamentos curtos, contribuindo para melhorar a saúde pública por meio do aumento da atividade física de toda a sociedade.
Todos os vereadores votaram pela aprovação da indicação.