Gilmar Alves - DECOM | CMNM
Nova Mutum-MT
O presidente da Câmara Altair Albuquerque, a vereadora Vera Grodzicki e o parlamentar Maciel Sousa, estiveram presentes na reunião de negócios da Rumo Logística, realizada nesta quarta-feira (14.07) no Sindicato Rural em Nova Mutum.
O evento contou com a presença do vice-governador Otaviano Pivetta, prefeito Leandro Félix, diretores da Rumo e representantes da região. A reunião foi viabilizada para retomar as discussões quanto aos investimentos projetados para a cidade.
A Rumo possui concessões no Brasil, com natureza de operação que atende a cadeia produtiva que precisa de escoamento em nosso estado.
O modal e o mais viável para grandes distâncias. Queremos estar mais próximos do produtor, para garantir eficiência a economia e ao modal. Temos confiança no potencial da região, afirmou Beto Abreu, presidente do Rumo.
Com o projeto de engenharia está pronto a empresa pretende replicar o modelo do terminal inaugurado em Rio Verde (GO) em Nova Mutum, a área já foi adquirida para a construção do terminal. É aguardado os trâmites finais para o início da extensão do modal.
Foram realizados 2.500 traçados para chegar à definição do projeto de extensão atual. A obra compõe rampas, pátios, 68 pontes e túneis. A empresa quer ser o corredor logístico norte-sul e desde 2015, vem investindo recursos na ordem de R$18 bilhões.
Os resultados operacionais da empresa foram apresentados e nos últimos anos vêm crescendo com competitividade e com prospectiva de aumentar a diversidade de cargas transportadas como: carne, bebidas, produtos de limpeza e linha branca.
Os vereadores defendem a proposta de viabilizar esse projeto e facilitar o escoamento, fortalecendo ainda mais a agricultura da nossa região.
Altair Albuquerque, presidente do Legislativo Mutuense, lembrou que o município e a região estão em franco desenvolvimento, as reuniões de negócios fomentam ainda mais a confiança dos investidores.
Estamos crescendo em logística de transporte, ações que vão fortalecer o agronegócio e a cadeia produtiva. Agradecemos os investidores por prospectar um futuro próspero para a região, ressaltou.
A ferrovia é uma alavanca de crescimento do Mato Grosso, com grande potencial de outras cargas; fertilizantes, açúcar, papel e combustível. A geração de empregos vai alcançar 235 mil postos de trabalho com a obra de extensão.