NOVA MUTUM, 25 de Abril de 2024
icon weather 22 º 30 º
DÓLAR: R$ 5,16
Logomarca

SORRISO Quarta-feira, 13 de Outubro de 2021, 18:44 - A | A

13 de Outubro de 2021, 18h:44 - A | A

SORRISO / ALERTA

Massagista perfura pulmões de paciente com agulhas de acupuntura em Sorriso-MT

Jovem, de 26 anos, precisou passar por cirurgia de emergência

Portal Sorriso
Sorriso-MT



A busca para solucionar uma simples dor de no pescoço acabou com a jovem Jessica Aldrey Germiniani, de 26 anos, indo parar em uma mesa cirúrgica. Isso porque, após uma sessão de acupuntura, feita por uma massagista, em Sorriso, um paciente teve o pulmão perfurado, e como consequência um hemotórax, que é um acúmulo de sangue entre o pulmão e a parede torácica. 

Na última segunda-feira (11), Jéssica precisou ser internada em um hospital particular de Sorriso para ser submetida a procedimento cirúrgico de emergência após sofrer com dificuldade respiratória e dor torácica. No momento, não há previsão de alta. Ao Portal Sorriso, ela informou que a massagista cobrou R $ 80 pela sessão de massagem e não incluiu o valor da acupuntura.  

"Eu procurei um massagista, pois estava com dores no pescoço, e o massagista insistiu em colocar umas agulhas de acupuntura nas minhas costas. Eu senti muita dor na hora, mas ela falou que faria parte do procedimento e me liberaria para ir para casa. No mesmo momento, senti dor e falta de ar. Cheguei em casa e tentei deitar, mas não conseguia, pois, a falta de ar ia aumentando". 

O caso da Jéssica poderia ter se agravado ainda mais, caso ela não procurasse atendimento médico de imediato. Mas, ao ligar para uma fisioterapeuta, a jovem soube que o seu pulmão poderia ter sido perfurado. 

"Vim para o hospital, liguei para a massagista para perguntar quantos centímetros ela havia enfiado a agulha, mas ela falou que era coisa da minha cabeça e que eu poderia ir embora. Eu insisti, fiquei no hospital, esperei para ser atendida e fazer uma tomografia, e viram que havia sido perfurado e já tinha sangue no meu pulmão. Me operaram de emergência. E agora estou internada sem previsão de alta e com o dreno dentro do pulmão ", relatou. 

Na entrevista, Jéssica frisa que o caso dela serve de exemplo para que as pessoas não façam procedimentos com quaisquer profissionais. "O médico falou que um dia a mais em casa teria sido fatal, sem conseguir reverter o quadro. Eu iria morrer em casa sem ninguém saber o que estava acontecendo". 

Médico alerta 

Em entrevista ao Portal Sorriso, o médico Acupunturiatra André Luiz Zanchetta Penedo, que atua há mais de 20 anos na área, explicou que apesar de não existir uma lei federal prevendo que a acupuntura é uma atividade privativa do médico, é importante que as pessoas procurem por médicos que com título de especialista em acupuntura. 

"Apesar de a acupuntura não ser considerada cirúrgica, mas ela por ser invasiva requer certos cuidados. No caso jovem, em que houve hemotórax, o quadro é reversível. Mas isso nunca aconteceu comigo, por exemplo, porque como especialista sei que para cada paciente há a profundida da agulha e o ângulo corretos ", explicou Penedo. 

Ao buscar um médico especializado em acupuntura, os pacientes têm uma garantia de comprovação técnica e maior nível de qualidade do serviço. Até porque outras intercorrências podem ocorrer durante o procedimento, como ter uma artéria atingida, por exemplo. "Botar agulha é aparentemente fácil, mas é importante fechar o diagnóstico antes da acupuntura. Não tem nada a ver, por exemplo, tirar dor no pescoço com agulha nas costas".  



Comente esta notícia

Luciano Santos Falcao 15/10/2021

Gostaria de fazer um adendo. A acupuntura somente deverá ser realizada por profissionais qualificados, ou seja, ‘acupunturistas’, estes com formação ou pós-graduação em acupuntura. O treinamento, qualificação e capacitação do profissional de medicina chinesa, o acupunturista , é uma escolha aberta para qualquer profissional que tenha interesse e a aptidão ao exercício e prática da medicina oriental.

positivo
0
negativo
0

1 comentários

1 de 1