Portal Sorriso
Sorriso-MT
Os servidores (concursados) do Hospital Regional de Sorriso (HRS) fazem uma paralisação hoje (12) por 24 horas em protesto aos atrasos e parcelamento de salário dos servidores por parte do governo estadual.
Conforme apurado pelo Portal Sorriso, 30% do efetivo seguem trabalhando normalmente, o que culminou na suspensão das cirurgias eletivas e consultas ambulatoriais nesta terça-feira.
Já os atendimentos de urgência e emergência seguem mantidos normalmente. O governo, até o momento, ainda não se posicionou sobre a paralisação que ocorre em Mato Grosso, que também inclui servidores da Educação e outros setores.
A paralisação foi definida em assembleia no Estado, que tem 30 categorias de servidores. Caso não haja negociação há possibilidade de greve-geral no Estado.
A servidora Sirlene Costa, em entrevista ao Balanço Geral MT, explicou que as atividades já serão retomadas amanhã (13). “Esse movimento é para chamar a atenção do Governo e da sociedade devido ao escalonamento nos nossos pagamentos. Muitos servidores só trabalham no estado e muitos estão com luz cortada e aluguel atrasado”.
Servidores do HRS e de outras categorias (como da Educação) se reunirão em frente ao Corpo de Bombeiros de Sorriso, ao lado da Assessoria Pedagógica, hoje à tarde, para chamar à atenção do Governo.
Fátima Janete, que também atua no HRS, convida a população. “Queremos explicar sobre a dificuldade que estamos enfrentando junto ao Governo do Estado. Foi aprovado o congelamento dos nossos salários, menos para a Assembleia e Judiciário. Porque somente nós seremos penalizados? Estamos trabalhando com número reduzido”.
Servidores também pedem realização de concurso público devido ao déficit de funcionários. Eles reclamam sobre o parcelamento do 13° salário e escalonamento dos salários. Os concursados também reclamam das “perdas salariais” e parcelamento da Revisão Geral Anual (RGA).