NOVA MUTUM, 28 de Maio de 2024
icon weather 10 º 24 º
DÓLAR: R$ 5,15
Logomarca

MESSIAS ROCHA Segunda-feira, 17 de Dezembro de 2018, 13:56 - A | A

17 de Dezembro de 2018, 13h:56 - A | A

MESSIAS ROCHA / MESSIAS ROCHA

COLUNA: Atividade física, Um convite irrecusável

Messias Rocha
Nova Mutum
[email protected]



Olá, tudo bem? Espero que sim, voltei. E agora abusando do nome de minha coluna: espaço livre. Com assunto novo, um texto diferente e um tema interessante, daremos um tempo nas tramas politicas para falarmos de um assunto que é, no mínimo, tão importante quanto. Sim pequeno gafanhoto, hoje (ao menos nesta coluna), deixaremos as diferenças politico-ideológicas de lado para falarmos de algo que proporciona coisa boa tanto a esquerdistas quanto a direitosos rs... a bolsominios e cirominios. Vamos falar de atividade física e suas benesses. Vem comigo, monstro.  

Há duas semanas, aconteceu a 2ª edição da Copa Nova Mutum de Culturismo e Fitnnes, um evento da IFBB/MT, viabilizado através do esforço do nosso amigo Davy Gregório, que também é atleta do seguimento e proprietário da academia SB FIT. A Copa foi um enorme sucesso de participação, tanto de atletas quanto de público. Mesmo em meio a vários marombeiros profissionais vindos de fora do município, Nova Mutum foi muito bem representada pelos seus atletas. O próprio Davy levou o pódio na modalidade Sênior até 70 kilos. Gabriel Pitter subiu pela primeira vez e levou dois troféus de prata no men´s pysique; o que nos dá sinal de que este nutricionista será também um atleta de muito sucesso no fisiculturismo. Este colunista que vos fala também estreou e conseguiu agregar mais um troféu prateado para o seu time. Sim, sei que é mesmo esquisito a gente se referir em 2ª pessoa, mas o fiz para dar à minha premiação um ar de importância ao aproximar das grandes estrelas do ano dessa lista de Mutuenses campeões: Lariessa Vitali e Jefferson Pouso. Estes dois foram tão bem sucedidos que merecem paragrafo à parte.

Foto: Divulgação

galera do fisiculturismo

Lariessa teve na Copa Mutum seu evento de estreia nos palcos e já sagrou-se a Bikini Fitness dourado, dando um show de apresentação da modelagem que conseguiu ao lapidar seu corpo somando o conhecimento de seu esposo Davy Grogório ao seu enorme esforço pessoal de ter que conciliar um rotina de trabalho diurno com dieta restrita e treinos pesados. Certamente ela faria (e fará) tudo novamente, porque valeu muito a pena! D outro lado, nosso amigo Jefferson Pouso, só ainda não é reconhecido como profissional do fisiculturismo porque não vive exclusivamente do esporte.

Pouso é Policial Militar e, por isso mesmo, tem uma escala de trabalho intercalada entre turnos diurnos e noturnos, vivencia diariamente o estresse próprio da atividade policial, é pai de uma criança pequena, e nada disso o impede de colecionar os louros da vitória no esporte que escolheu para si. A Copa Mutum foi seu terceiro evento deste ano, e nesses todos ele subiu ao pódio. Mas foi no sábado passado, dia 15, que nosso colega de time na SB FIT alcançou o lugar mais alto do pódio, em um evento de nível nacional, concorrendo com atletas altamente preparados. Nas próximas horas Jefferson Pouso chega de Curitiba à Nova Mutum, diretamente do Rafael Brandão Classic, trazendo consigo mais dois troféus de Men´s Pysique para coroar o esporte de força que mais ganha força em nossa cidade: o culturismo e fitness.

Estes são, obviamente, casos de praticantes da musculação que com o tempo desenvolveram o gosto pela modelagem e decidiram entrar para as disputas do universo fitness. Eu mesmo fui movido pela busca de tratamento terapêutico alternativo para ansiedade elevada; comecei a puxar ferro, me apaixonei pela musculação e não me imagino sem. Como em tudo nessa vida aqui também cada individuo tem seus motivos e motivações e objetivos próprios. Mas quando a meta é melhorar a qualidade de vida, dentre todos os esforços, uma coisa é obrigatória a todos: atividade física constante. É sabido por todos os benefícios da atividade física para o corpo: controle de peso, melhora estética, e vários outros, mas o bem-estar mental só conhece quem pratica. Em janeiro deste ano a Academia Americana de Neurologia divulgou uma pesquisa através da qual eles concluíram que as pessoas que praticam física constantemente têm diminuídos em até 30% os riscos de CCL-comprometimento de risco cognitivo leve, como a perda de memória, por exemplo.

Tá vendo, tudo está acenando convincentemente para que você inclua a pratica de algum esporte ou atividade física em sua rotina diária no ano de 2019. Seja para colecionar reconhecimento, para melhorar sua qualidade de vida e passar a ter uma vida de qualidade, ou simplesmente pra bancar o mais braçudo ou a mais sarada da balada, pense nisso e vamos nessa.

Messias Rocha – Investigador de Policia em Nova Mutum e atleta de fisiculturismo amador.               



Comente esta notícia