Ana Paula Dias - GCOM
Nova Mutum-MT
A Prefeitura de Nova Mutum através da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, recebeu os novos cartões do programa Ser Família Emergencial que irá beneficiar 185 famílias mutuenses.
Os cartões serão entregues as famílias cadastradas que já recebiam o benefício, onde no momento da troca, o beneficiário apresentará o cartão antigo e documento de identificação com foto, como orienta a Coordenadora do CRAS (Centro de Referência e Assistência Social).
“É importante que todas as famílias cadastradas para receber o cartão entre em contato com a Secretaria de Assistência Social ou procurem pelo CRAS para retirar o novo cartão, se caso identificarmos a mudança de endereço das famílias faremos avaliação com outras famílias para cadastramento”, explicou Luma Rosa Claudomiro.
Na última semana o Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, anunciou a prorrogação do programa Ser Família Emergencial para até dezembro de 2022. O programa é idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes e foi aprovado pela Assembleia Legislativa.
O Projeto de Lei 602/2021 permite a ampliação do auxílio financeiro e atende cerca de 100 mil famílias em situação de vulnerabilidade. “A partir de agora as famílias passarão a receber o valor de R$ 200,00 bimestralmente e poderão contar com o auxílio até dezembro do ano que vem”, ressaltou Reginaldo Oliveira, Assistente Social.
Os cartões foram entregues a Secretaria de Cidadania e Assistência Social pela equipe da Polícia Militar. O benefício é destinado exclusivamente para compra de alimentos, sendo proibida a aquisição de bebidas alcoólicas, produtos à base de tabaco, cosméticos e combustíveis.
A nova redação do Ser Família Emergencial define, ainda, que pelo menos um dos membros da família contemplada deverá concluir um curso profissionalizante, ofertado pelo município, Estado ou entidade sem fins lucrativos, com 20 horas ou mais de duração.