NOVA MUTUM, 26 de Abril de 2024
icon weather 22 º 30 º
DÓLAR: R$ 5,12
Logomarca

GERAL Quinta-feira, 18 de Novembro de 2021, 11:30 - A | A

18 de Novembro de 2021, 11h:30 - A | A

GERAL / Dia da Consciência Negra

Comércio mutuense opta por abrir as portas no feriado facultativo deste sábado

Enquete realizada pela Acenm/CDL apurou preferência das empresas locais. Feriado de 20 de novembro é facultativo excepcionalmente neste ano

Tiago Franz | Assessoria Acenm/CDL
Nova Mutum-MT



Em enquete realizada nesta quarta-feira (17) pela Acenm/CDL, 75,2% das empresas associadas manifestaram a intenção de funcionar normalmente no dia 20 de novembro de 2021 (próximo sábado), feriado alusivo ao Dia da Consciência Negra. A parcela de 21,2% disse que não abrirá as portas, e 3,5% responderam “talvez”. A enquete obteve 113 respostas.

Excepcionalmente neste ano de 2021, os mato-grossenses têm a opção de trabalhar no dia 20 de novembro como um dia útil normal. A data é considerada feriado estadual, contudo, como medida de incentivo à recuperação econômica pós pandemia, o governo estabeleceu, por meio da Lei Estadual 11.346 de 28 de abril de 2021, que neste ano a data é dia útil de trabalho, ou seja, a abertura do comércio é facultativa.

“Desta forma as empresas poderão abrir as portas normalmente, sem ônus trabalhistas. Isso é muito importante para a economia, pois já fomos demasiadamente atingidos pela pandemia e neste mês de novembro já tivemos dois feriados, o que impacta nas vendas e no balanço das empresas. Acreditamos que esse percentual de 21% que não abrirá as portas no dia 20 seria muito menor caso a data caísse no meio da semana, e não em um sábado”, conclui o presidente da Acenm, Lirio Vitalli.

Foto: Divulgação

resultado enquete AcenmCDL

 

PROJETO DE LEI – Está em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso um Projeto de Lei que propõe alterar o feriado do Dia da Consciência Negra no Estado, em definitivo, transformando a data em ponto facultativo. “O PL é do deputado Gilberto Cattani e foi sugerido pela Acenm/CDL, tendo total apoio dos empresários mato-grossenses e das entidades empresariais”, lembra o presidente da CDL Nova Mutum, Ronnie Sfredo.



Comente esta notícia