NOVA MUTUM, 17 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,54
NOVA MUTUM, 17 de Julho de 2025
  
DÓLAR: R$ 5,54
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 16 de Julho de 2025, 09:56 - A | A

16 de Julho de 2025, 09h:56 - A | A

GERAL / SUSTENTABILIDADE

Comitiva chinesa visita Nova Mutum/MT nesta quarta-feira para avançar em rastreabilidade ambiental da carne bovina

Fazenda Passo do Lobo é destaque em projeto “Desmatamento Ilegal Zero” e recebe missão técnica voltada à exportação sustentável para o mercado chinês

Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum/MT



Acontece nesta quarta-feira (16), em Nova Mutum/MT, a visita de uma comitiva chinesa formada por representantes da ONG Global Environmental Institute (GEI) e da GS1 China. O grupo está no município para conhecer de perto as práticas de manejo e rastreabilidade socioambiental adotadas na Fazenda Passo do Lobo, que integra o projeto de certificação “Desmatamento Ilegal Zero”.

A ação faz parte de um esforço conjunto com o Instituto Mato-grossense da Carne (IMAC) para consolidar o projeto piloto da plataforma Passaporte Verde, que rastreia toda a trajetória do animal, do nascimento ao abate, com base em critérios ambientais rigorosos, atendendo às exigências do mercado chinês.

O diretor do programa de rastreabilidade da GEI, Peng Ren, reforçou que o objetivo é garantir ao consumidor final chinês a origem ambientalmente responsável da carne mato-grossense. “Com dados confiáveis e verificáveis, queremos mostrar que é possível aliar produção pecuária e preservação ambiental”, disse.

Para o diretor técnico-operacional do IMAC, Bruno de Jesus Andrade, a visita a Nova Mutum é estratégica. “A Fazenda Passo do Lobo se tornou um exemplo de rastreabilidade e transparência. Essa parceria representa um salto importante para a consolidação da carne mato-grossense nos mercados mais exigentes do mundo”, destacou.

A comitiva também discute a implementação da tecnologia Digital Link, que permitirá aos consumidores acessar, por QR Code na embalagem, todas as informações socioambientais do produto ampliando a transparência e a rastreabilidade.

A agenda da missão internacional segue nesta quinta-feira (17) com visita ao Frigorífico Frigosul, em Várzea Grande, onde serão avaliados os procedimentos de abate e padronização de dados ao longo da cadeia produtiva.

A ação integra o esforço do Governo de Mato Grosso e do setor produtivo para posicionar a pecuária estadual como referência mundial em práticas sustentáveis, fortalecendo o acesso ao mercado chinês.

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM



Comente esta notícia