NOVA MUTUM, 16 de Junho de 2024
icon weather 20 º 36 º
DÓLAR: R$ 5,38
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 10 de Maio de 2017, 01:19 - A | A

10 de Maio de 2017, 01h:19 - A | A

GERAL /

Diversidade Cultural de Mato Grosso é destaque durante ato cívico em Nova Mutum



A diversidade cultural do Estado de Mato Grosso ganhou destaque especial na manhã desta terça-feira, 09, durante a realização do Tradicional Ato Cívico em frente a Prefeitura de Nova Mutum em comemoração aos 269 anos de Mato Grosso.

Além de retratar toda a história de Mato Grosso e a sua oficialização em 1748, a partir da carta régia de maio daquele ano, o Ato Cívico teve a finalidade de mostrar as diferentes manifestações culturais, traduzidas nas danças, cantos, modos de vida, e ainda a influência de origem africana, portuguesa, espanhola e indígena.

Todas essas combinações resultaram na criação do rasqueado, siriri, cururu entre outros ritmos que se tornaram ícones da Cultura Mato Grossense.

Os alunos do Programa Girassol do Centro Social Desenvolver, cantaram o hino de Nova Mutum. Os jovens participam de várias oficinas sociais, dentre elas a de musicalização ofertada pelo programa.

Já os alunos da Casa da Cultura fizeram uma apresentação com o tema: Mato Grosso em Dança e Música. Eles retrataram parte do hino de Mato Grosso, mas com ênfase nos ritmos e miscigenação cultural existente no Estado.

Após o ato, que contou com a presença de autoridades locais, foi declarada aberta oficialmente a exposição Belezas de Mato Grosso do artista plástico Wander Melo.

Também foi servido o tradicional Chá com Bolo.

No dia 12, será realizado a Noite Cultural com apresentações típicas e outras atividades. O evento está previsto para as 18h30 no Centro de Convivência Parque das Águas.

 

"Nosso Estado tem grande diversidade cultural e precisamos manter as tradições para que as novas gerações conheçam as origens da cultura de Mato Grosso", disse em entrevista a secretária de Educação e Cultura, Elena Maria Maass.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia