Wesley Moreno/PowerMix
Nova Mutum/MT
Na noite desta quinta-feira (22), a cidade de Nova Mutum/MT foi tomada por uma espessa camada de fumaça, causando desconforto e apreensão entre os moradores. Diversas pessoas relataram dificuldade para respirar, ardência nos olhos e mau cheiro no ar, levantando suspeitas de incêndio em áreas florestais da região.
Em áudio encaminhado a grupos da imprensa local, o comandante do Corpo de Bombeiros da 5ª Companhia Independente Bombeiro Militar (5ª CIBM), Capitão Thales Emanuel, esclareceu a origem do fenômeno.
“Senhores, boa noite. Se chegar algum tipo de pergunta aí referente a essa fumaça, se está dando queimada ou não, é uma queima controlada que está acontecendo próxima à Granja Arinos. Uma queima que está sendo feita com autorização das autoridades ambientais. Então, caso perguntem, é isso que está acontecendo”, explicou o capitão.
Ainda segundo o comandante, pela manhã foi registrado um incêndio florestal na região, mas a ocorrência foi totalmente controlada. “Não é o mesmo incêndio de hoje de manhã. Essa fumaça toda na cidade é por conta dessa queima controlada”, reiterou Thales.
A queima controlada é uma prática prevista em lei e autorizada por órgãos ambientais, geralmente utilizada para manejo de áreas agrícolas ou prevenção de incêndios de grandes proporções. No entanto, a disseminação da fumaça pelas áreas urbanas reacende o debate sobre o impacto dessas ações na qualidade do ar e saúde pública.
Foto: Divulgação

PARTICIPE DE NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP E FIQUE BEM INFORMADO COM NOTÍCIAS, VAGAS DE EMPREGO, UTILIDADE PÚBLICA... - CLIQUE AQUI
CURTA NOSSAS REDES SOCIAIS: FACEBOOK - INSTAGRAM