Bruna Barbosa/OlharDireto
O documentário “Pantanal”, da ONG Environmental Justice Foundation (EJF), gravado em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, recebeu indicação para o Wildscreen Panda Awards 2025. O concurso é o mais prestigiado do cinema ambiental mundial, por isso é conhecido como o “Oscar Verde”.
A obra concorre na categoria Impacto, ao lado de outras duas produções renomadas. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 22 de outubro, em Bristol, no Reino Unido.
O filme retrata a crise ambiental que atinge a maior planície alagável do mundo desde 2019, intensificada pela seca extrema, fogo, desmatamento e mudanças climáticas. Em 2020, o bioma enfrentou a pior temporada de incêndios da história. Estima-se que o fogo consumiu cerca de 30% do Pantanal, o equivalente a quase 45 mil km².
Com imagens impactantes e depoimentos de cientistas, lideranças indígenas e ativistas, o documentário “Pantanal” alerta para a importância ecológica do Pantanal. O local abriga biodiversidade única, assim como é lar de diversos povos e comunidades tradicionais.