Nova Mutum, 19 de Setembro de 2019
DÓLAR: R$
Logomarca

Quinta-Feira, 12 de Setembro de 2019, 17h:18 | A | A

GERAL

Garimpeiros interditam BR-163 no Pará e caminhoneiros são impedidos de trafegar

Por: Só Notícias

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Caminhões e carretas que estão saindo de Mato Grosso para descarregar no Porto de Mirituba (PA) estão sendo paradas em um trecho da rodovia federal, na região de Moraes Almeida, no Pará (695 quilômetros de Sinop) por conta de um protesto que está sendo feito pelos garimpeiros há mais de três dias. Eles interditaram a via nos dois sentidos e cada seis horas, liberam a passagem dos veículos por uma hora, e depois, retomam o bloqueio.

O caminhoneiro e morador de Sinop, Adair Moreno disse, que a fila de caminhões passa dos 50 quilômetros. “Eles já perderam completamente o controle e, agora, está tendo apoio até dos índios. São pelo menos 50 quilômetros de fila de um lado e mais de 50 do outro. Eu consegui passar durante a liberação. A Polícia Rodoviária Federal também não está conseguindo fazer muita coisa no local. Eles (manifestantes) liberam por uma hora e não da para passar quase ninguém. Vira uma bagunça muito grande”.

Os manifestantes que trabalham de forma ilegal, paralisaram as atividades para cobrar a legalização dos garimpos na região. Eles também estão cobrando que os agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) não destruam os maquinários flagrados nos locais de extração do minério a devida licença ambiental.

O grupo também pede uma audiência com o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, para que seja discutida a regularização dos garimpos na região paraense e regularização simplificada para as áreas garimpeiras.

Veja o video de como está a situação no local; 

COMENTÁRIOS





ENQUETE POWER MIX

QUAL MEIO DE COMUNICAÇÃO VOCÊ UTILIZA PARA FICAR INFORMADO?

Obrigado pela participação