Trimestre foi ruim para o varejo mutuense, aponta Acenm/CDL
Desde 2010, o comércio varejista brasileiro tem registrado decréscimo na expectativa de vendas no período do Dia dos Pais. Este ano não vai ser diferente. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aguarda um crescimento tímido de 4% em relação a 2012, o que deve se confirmar também em Nova Mutum, segundo a Associação Comercial e Empresarial e Câmara de Dirigentes Lojistas (Acenm/CDL).
Dentre os vários fatores responsáveis pelo baixo crescimento destacam-se a inflação e a queda do otimismo do consumidor. Na região de Nova Mutum, o bloqueio das movimentações financeiras das empresas de marketing multinível também reflete neste cenário, pois acabou bloqueando grande parte dos recursos dos consumidores.
Com base nas constantes reclamações de empresários do varejo recebidas pela Acenm/CDL no último trimestre e no número de consultas de crédito realizadas pelos comerciantes, constatou-se que realmente houve queda nas vendas no período de maio a julho de 2013. Por outro lado houve um acréscimo médio de 6% em relação ao mesmo período do ano passado. Na análise mês a mês, de maio para junho houve queda média de 5,8%, e de junho para julho queda média de 8,75%.
“Vivemos nos meses de abril a junho de 2013 o fantasma da inflação, que bateu o teto da meta do banco central que foi de 6,5% no acumulado de 12 meses, corroendo assim o poder de compra do consumidor”, destaca o presidente da CDL de Nova Mutum, Rodrigo Rigoni.
Na avaliação do presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior, o varejo este ano não conta com os fatores macroeconômicos que ajudavam a aquecer o setor no passado, como os altos índices de empregabilidade e a larga oferta de crédito a juros baixos. “O cenário econômico é desfavorável. A inflação e a alta dos juros inibem o poder de compra do brasileiro”, expõe.
Fonte:Assessoria de imprensa – Acenm/CDL