Na tarde desta segunda-feira (09-12), vereadores, executivo, bombeiros, comerciantes e donos de grandes edificações participaram de uma reunião para discutir e esclarecer sobre a necessidade da instalação de equipamentos de combate ao fogo e curso de brigada de incêndio.
Após ampla discussão, Ficou definido que uma comissão deverá ser formada para acompanhar todo o processo até que todas as edificações se enquadrem dentro das exigências. Já com relação ao treinamento para brigada de incêndio, empresas privadas do município poderão oferecer o curso.
O Corpo de Bombeiros exige que empresas, indústrias e prédios acima de 750m² tenham pelo menos um funcionário qualificado para o manuseio de equipamento de incêndio, além da instalação dos equipamentos necessários de combate ao fogo.
Objetivo do curso de brigada de incêndio é Preparar pessoas para atuarem em situações emergenciais, operando equipamentos de combate a incêndios, auxiliando no plano de abandono, identificando produtos perigosos e reconhecendo seus riscos ou prestando os primeiros socorros, visando preservar a vida e o patrimônio.
Exigida por lei, a brigada de incêndio é uma condição geralmente necessária para a obtenção do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB). Este documento certifica que a edificação possui as condições de segurança contra incêndio, contemplando medidas estruturais, técnicas e organizacionais integradas, que possam garantir à edificação proteção no segmento de segurança contra incêndios.
Fonte:Mauricio Medeiros/Assessoria