Diário Norte
Nova Mutum
De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum, no ano de 2015, foram registrados 43 casos de pacientes com o vírus do HIV e que receberam tratamento no município.
Em 2016, foram registrados 25 novos casos, e em 2017 outros 20, ou seja, ao todo o município vem acompanhando o tratamento de 88 pacientes com o vírus da doença contagiante.
Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Luciana Mayer, esses pacientes são acompanhados regularmente pela secretaria, que além de dispor de todo o tratamento também é reposável por encaminha-los ao Centro de Media e Alta Complexidade (CERMAC), em Cuiabá ou em Sinop.
“Todas as unidades de saúde atendem esses pacientes, momento em que o paciente quer fazer o exame para saber se é portador ou não do vírus, as unidades realizam o teste rápido, dando positivo, esse paciente já é encaminhado para o CERMAC. Como não temos infectologista aqui no município, nós fazemos esse encaminhamento para Sinop ou Cuiabá, onde existe esse atendimento de alta e média complexidade”, disse a enfermeira.
Luciana Mayer, ressaltou ainda que os números dos últimos três anos trás preocupação a saúde publica devido ao aumento de casos a cada ano.
“Não é um numero bom, pois a cada ano são registrados novos casos, nessa média entre 20 e 25 por ano, é importante as pessoas estarem se conscientizando, fazendo uso do preservativo nas relações sexuais, diminuindo o número de parceiros, para que podemos alcançar um decréscimo nesses números, além de outras doenças sexualmente transmissíveis que ocorrem por meio dessas relações, e a melhor maneira de evitar é fazendo o uso do preservativo”, concluiu.