NOVA MUTUM, 24 de Maio de 2024
icon weather 21 º 35 º
DÓLAR: R$ 5,15
Logomarca

GERAL Segunda-feira, 13 de Novembro de 2017, 23:03 - A | A

13 de Novembro de 2017, 23h:03 - A | A

GERAL / SAÚDE

Nova Mutum: Secretaria de Saúde acompanha 88 pacientes portadores do vírus HIV

Diário Norte
Nova Mutum



De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Mutum, no ano de 2015, foram registrados 43 casos de pacientes com o vírus do HIV e que receberam tratamento no município.

Em 2016, foram registrados 25 novos casos, e em 2017 outros 20, ou seja, ao todo o município vem acompanhando o tratamento de 88 pacientes com o vírus da doença contagiante.

Conforme a coordenadora da Vigilância em Saúde, Luciana Mayer, esses pacientes são acompanhados regularmente pela secretaria, que além de dispor de todo o tratamento também é reposável por encaminha-los ao Centro de Media e Alta Complexidade (CERMAC), em Cuiabá ou em Sinop.

“Todas as unidades de saúde atendem esses pacientes, momento em que o paciente quer fazer o exame para saber se é portador ou não do vírus, as unidades realizam o teste rápido, dando positivo, esse paciente já é encaminhado para o CERMAC. Como não temos infectologista aqui no município, nós fazemos esse encaminhamento para Sinop ou Cuiabá, onde existe esse atendimento de alta e média complexidade”, disse a enfermeira.

Luciana Mayer, ressaltou ainda que os números dos últimos três anos trás preocupação a saúde publica devido ao aumento de casos a cada ano.

“Não é um numero bom, pois a cada ano são registrados novos casos, nessa média entre 20 e 25 por ano, é importante as pessoas estarem se conscientizando, fazendo uso do preservativo nas relações sexuais, diminuindo o número de parceiros, para que podemos alcançar um decréscimo nesses números, além de outras doenças sexualmente transmissíveis que ocorrem por meio dessas relações, e a melhor maneira de evitar é fazendo o uso do preservativo”, concluiu.



Comente esta notícia