NOVA MUTUM, 14 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,04
NOVA MUTUM, 14 de Dezembro de 2024
  
DÓLAR: R$ 6,04
Logomarca

GERAL Quarta-feira, 15 de Julho de 2015, 22:54 - A | A

15 de Julho de 2015, 22h:54 - A | A

GERAL /

Nova Mutum: Secretaria destaca início do período de proibição de queimadas



Começou nesta quarta-feira (15) o período proibitivo de queimadas em todo o estado de Mato Grosso. A proibição até o próximo dia 15 de setembro e tem como objetivo evitar a destruição de grandes áreas de matas, cerrados e mortes de animais silvestres, além de reduzir a quantidade de poluentes como fumaças na atmosfera que prejudica a saúde humana.

De acordo com a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Nova Mutum o descumprimento pode acatar em multas e até prisões. “Aquelas pessoas que fizerem o uso do fogo serão monitoradas e fiscalizadas por satélite. As pessoas que flagrarem focos de queimadas devem procurar os órgãos legais competentes como a delegacia da PJC, Corpo de Bombeiro e a própria secretaria municipal para prestar denúncias e esclarecimentos”, aponta o secretário Osmar Isoton.

Para evitar focos e propagação de queimadas na região de Nova Mutum a Secretaria realizou uma série de ações preventivas. “Trabalhamos em parceria com empresas loteadores e proprietários de chácaras próximas na execução de aceros nos entorno evitando manter os materiais que possuem alto grau de combustão nestes locais. Mesmo assim incentivamos todos os produtores a executarem mecanismos de precaução”, diz o Secretário.

Em área urbana atear fogo também é crime, e a proibição para essas áreas é de janeiro a janeiro. “É expressamente proibido, isso vale para todos, para quem quer se livrar de restos de construção ou para quem limpou o quintal da residência e ateou fogo. Vivemos em um meio urbano, com grande concentração de pessoas e a fumaça traz conseqüências drásticas para todos. É importante que todos denunciem qualquer tipo de queimada na cidade”, conclui o secretário.

Outro ponto ressaltado pelo secretário é relacionado ao período de colheita.  Deve-se evitar colher entre as 10h as 15h, período do dia em que a umidade relativa do ar é baixa e o vento pode estender qualquer chama.  Tendo sempre a disposição maquinário necessário para combater focos de queimadas.

Fonte:Assessoria



Comente esta notícia