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GERAL Quarta-feira, 25 de Junho de 2025, 15:05 - A | A

25 de Junho de 2025, 15h:05 - A | A

GERAL / SUSTENTABILIDADE

Nova Rota adota solução sustentável ao reutilizar 100% do asfalto antigo na duplicação da BR-163 em MT

Mauro Fonseca/Power Mix



Durante a fase de recuperação da BR-163/MT, entre os municípios de Diamantino e Sinop, a Concessionária Nova Rota do Oeste implementou uma medida ambientalmente responsável: o reaproveitamento total do material asfáltico retirado da pista antiga na composição da nova camada estrutural da pavimentação.

A iniciativa faz parte das frentes de trabalho para a duplicação da rodovia, que é considerada um dos principais corredores logísticos do estado. Além de reduzir a geração de resíduos e a necessidade de extração de novos insumos, a medida garante que o avanço das obras ocorra com menor impacto ambiental, respeitando as comunidades que vivem no entorno da rodovia.

A reutilização do asfalto retirado reforça o compromisso da Nova Rota, concessionária sob gestão do Governo de Mato Grosso com práticas sustentáveis e com o desenvolvimento de uma infraestrutura moderna, eficiente e responsável. A proposta é entregar melhorias viárias sem negligenciar a preservação do meio ambiente nem o bem-estar da população local.

Laboratório de Pavimentos 

A Concessionária se concentra em atestar a qualidade dos componentes que podem ser reaproveitados. Para isso, conta com o mais completo Laboratório de Pavimentos do Centro-Oeste, onde o material é rigorosamente analisado e testado, para garantir que ele siga todos os requisitos técnicos e atenda a necessidade dos usuários e principalmente para garantir a segurança e maior vida útil para a rodovia.

“A qualidade e a durabilidade do pavimento são prioridades absolutas em toda as obras que realizamos. Por isso, o material fresado que reutilizamos passa por uma série de testes rigorosos em nosso laboratório, onde avaliamos o desempenho e suas propriedades físicas e mecânicas. Esse cuidado é fundamental para assegurar que a base da pista ofereça resistência e suporte adequados ao tráfego pesado”, esclarece Rheno.



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