Acontece nos próximos dias 3, 4 e 5 de dezembro, no estacionamento do supermercado Del Moro, em Nova Mutum a Feira Itinerante de artesanato. A ação é desenvolvida pelo programa Municipal de Artesanato – Flor de Ipê, coordenado pela Casa da Cultura.
A Feira é uma das ações de um amplo plano organizado pela Prefeitura com o objetivo de fomentar a atividade do artesanato de Nova Mutum, bem como a valorização dos artesãos da cidade.
“Estamos maximizando nossos esforços para auxiliar esta classe de profissionais em Nova Mutum e todas as ações estão sendo planejadas e executadas em sintonia com eles. Já criamos um amplo cadastro de artesãos e suas obras, montando um plano de ações em conjunto e agora estamos iniciamos sua execução. Fomentar estas e outras atividades é o nosso objetivo”, destaca a secretária de Assistência Social, Marines Pivetta.
Recentemente as equipes das secretarias municipais de Assistência Social, Educação e Cultura e da Casa da Cultura realizaram uma reunião com os artesãos que se cadastraram para planejar os próximos passos do Programa Municipal de Artesanato - Flor de Ipê. Uma comissão foi criada e ficará responsável por realizar visitações a municípios que desenvolvem programas de artesanato, a fim de conhecer as formas de organização do setor e posteriormente decidir por qual será aplicado pelos artesãos mutuenses.
“Nosso objetivo com o programa é fomentar o acesso ao trabalho feito por estes artistas. A Feira é uma grande oportunidade de divulgação e comercialização dos produtos confeccionados pelos artesãos mutuenses, por isso serão dias de exposição”, afirma a secretária de Educação e Cultura, Elena Maass.
Dentre os produtos confeccionados por artesãos mutuenses e já cadastrados junto ao programa estão: Artigos em crochê como tapetes, trilhos, roupas, Panos de Prato e acessórios para cozinha, Materiais decorativos, bonecos e enfeites em Biscuis, Toalhas de banho, Quadros, Vasos e artigos para jardim, Aromatizantes, Bonecos e bonecas, chinelos decorados, dentre outros.
Todos os produtos vendidos na Feira Itinerante e em outras ocasiões estarão identificados com a etiqueta do Programa.
O cadastramento de novos artesãos continua a ser realizado, para efetuá-lo basta comparecer a Casa da Cultura (av. dos Bentivis, 2073-W, bairro Beija-Flor) portando documentos pessoais e uma peça de sua confecção.
Os artesanatos que estarão expostos nesta Feria Itinerante serão apenas de artesãos já cadastrados no Programa.
Fonte:Assessoria