A paciente pensou que se tratava de gripe comum e procurou o médico.
Saúde Pública Estadual confirmou na ultima quinta-feira (29)o primeiro caso de gripe H1N1 em Lucas do Rio Verde. A informação foi repassada pela Coordenadora da Vigilância em Saúde do município, Barbara Ferreira. A pessoa infectada pela doença é uma mulher que passou por tratamento e não precisou ser internada.
A paciente é uma mulher de 66 anos.Ela pensou, que se tratava apenas de gripe comum. Os sintomas se agravaram a forçando a procurar atendimento médico.
Com a confirmação do caso, a Vigilância em Saúde alerta a população para a presença do vírus causador da gripe. Barbara lembrou que municípios vizinhos também tiveram registros de casos da H1N1, além de outros Estados brasileiros.
Os sintomas da gripe H1N1 são semelhantes aos causados pelos vírus de outras gripes. No entanto, requer cuidados especiais a pessoa que apresentar febre alta, acima de 38º, 39º, de início repentino, dor muscular, de cabeça, de garganta e nas articulações, irritação nos olhos, tosse, coriza, cansaço e inapetência. Em alguns casos, também podem ocorrer vômitos e diarreia.
"É de extrema importância evitar a automedicação" enfatiza Barbara.
Fonte:ExpressoMT