Assessoria
Nova Mutum
[email protected]
A Prefeitura de Nova Mutum, através da Secretaria Municipal de Saúde, realiza a Campanha Setembro Amarelo, ação de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direito de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil e no mundo e sua forma de prevenção.
A programação inclui uma série de ações, dentre elas Caminhada, palestras e capacitações:
Dia 26 de setembro, as 15h30, haverá a Caminhada Setembro Amarelo – Pela Prevenção do Suicídio e Valorização da Vida. O ponto de encontro e partida será no Lago do Semeador, próximo a Prefeitura, o percurso seguirá pelo canteiro da avenida Mutum até o cruzamento com a avenida dos Uirapurus, seguindo pelo canteiro da avenida Uirapurus até o ponto final que será em frente ao banco Bradesco.
O evento é organizado pela equipe e participantes do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS. Toda a população pode participar.
Ao longo de todo o mês de setembro o Núcleo de apoio a Saúde da Família - NAIFE - irá realizar capacitações com os profissionais de saúde das unidades básica; dia 14 - PSF Arara Azul, dia 17 - PSF Jardim, dia 20 - PSF Colina, dia 24 – PSF Seringueiras e dia 25 PSF – Parque do Sol.
Já no dia 27 de setembro as informações serão repassadas aos participantes do Grupo Alongar, que reúne em frente a prefeitura todas as terças e quintas a partir das 17h30.
As informações sobre a campanha também estão sendo levadas às escolas municipais através das equipes do Núcleo de apoio a Saúde da Família – NAIFE.
Nesta última terça-feira, 12, alunos da escola participaram da palestra.
No dia 18 será a vez da escola 4 de Julho, dia 19 escola Lúcia Faccio Tasca, dia 20 escola Carlos Drummond de Andrade e dia 25 a palestra chega à escola Caminhos do Saber.
As ações da Campanha já foram realizadas na Fazenda Mangenta, Sala de Espera do PSF Jardim Primavera, Grupo Despertar e Grupo Cidadania.
Todas as unidades de saúde de Nova Mutum estão realizando inúmeras ações durante o dia a dia afim de conscientizar a população mutuense. As unidades foram visualmente decoradas alusivamente a Campanha Setembro Amarelo.
Receberão a Campanha; Projeto Âncora – dia 24/09, Grupo Superação dia 26/09, Grupo Psicoterápico dia 14/09, Grupo Cuidando 14/09, além de uma Roda de Conversa com familiares e amigos do CAPS no dia 20/09.
CAMPANHA SETEMBRO AMARELO Ocorre no mês de setembro, desde 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla divulgações de informações
Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 em Brasília. É uma iniciativa do Centro de Valorização da Vida (CVV), do Conselho Federal de Medicina (CFM) e da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). O mês de setembro foi escolhido para a campanha porque internacionalmente o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio por iniciativa da International Association for Suicide Prevention.[1][2] A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão.[1]
No Brasil, o suicídio é considerado um problema de saúde pública e sua ocorrência tem aumentado entre jovens. De acordo com números oficiais, 32 brasileiros se matam por dia em média, sendo essa uma taxa maior do que a de vítimas de AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio tem prevenção em 90 porcento dos casos.[1]
Durante o mês de campanha, costuma-se colorir locais públicos com a cor amarela. Por exemplo, em 2015 foram coloridos o Cristo Redentor (RJ), o Congresso Nacional (DF), o Estádio Beira Rio (RS), entre outros.[3]