NOVA MUTUM, 17 de Julho de 2024
icon weather 15 º 29 º
DÓLAR: R$ 5,48
Logomarca

GERAL Terça-feira, 17 de Agosto de 2021, 12:29 - A | A

17 de Agosto de 2021, 12h:29 - A | A

GERAL / GERAL

Secretário de Obras de Nova Mutum avalia ações e destaca frentes de trabalho

Diego Weber - GCOM
Nova Mutum-MT



O Secretário de Obras, Viação e Serviços Urbanos de Nova Mutum, Onésio Botelho, participou do programa de rádio Manhã Notícias, transmitido pela Rádio Arinos FM 103,1 e apresentado pelo jornalista Endrio Francescon.

Onésio avaliou os trabalhos da Secretaria referente ao primeiro semestre do ano.

Separamos aqui um resumo dos dados apresentados durante a entrevista.

MANUTENÇÃO DE ESTRADAS

O Secretário destacou frentes expressivas de trabalho já realizadas como; execução de 30 km de cascalhamento da estrada municipal conhecida como ‘Vinhedos’, bem como a manutenção das estradas localizadas na região do Cerrado, área de escoamento de produtores de frango. “Nossa malha viária é expressiva, por isso atuamos com várias frentes simultâneas de trabalho. Para garantir trafegabilidade desenvolvemos amplo planejamento de ações que são realizadas ao longo de todo o ano”, destacou Onésio durante a entrevista.

REFORMAS EM PONTES DE MADEIRA

Outro amplo conjunto de ação apresentado foram as reformas de pontes de madeira, localizadas em diversas áreas de Nova Mutum. “Foram inúmeras ações neste sentido, visando a segurança e a trafegabilidade. Reformamos a ponte sobre o Rio Ranchão, localizada no Distrito de Ranchão, também reformamos a ponte sobre o Rio Arinos, Rio Marape, Ribeirão Mula Manca, Ribeirão Rosário, Ribeirão João Tomé e Assentamento Pontal do Marape. Vale também mencionar a reforma da ponte sobre o Ribeirão Carandá e Gleba Iracema. Aproveito para agradecer a todos os parceiros, produtores e iniciativa privada que também nos auxiliam e são extremamente compreensivos durante períodos de manutenção” afirmou o Secretário.

PONTAL DO MARAPE E DE RANCHÃO

Sobre as ações realizadas nas comunidades rurais o secretário destacou os trabalhos coordenados pelas subsecretarias, localizadas em comunidades rurais de Nova Mutum. “Ressalto e agradeço todo o empenho de nossa equipe de colaboradores, eles são as frentes de trabalho. Na Comunidade Pontal do Marape, através da nossa subsecretaria realizamos o levantamento e cascalhamento de 12 quilometros de estradas, bem como serviços gerais de manutenção em aproximadamente 320 km de estradas vicinais. No Distrito de Ranchão, também com a coordenação da nossa equipe da subsecretaria formam aproximadamente 240km de estradas vicinais que receberam total manutenção, com patrolamento e reposição de cascalho.

Ainda durante a entrevista o Secretário destacou outras ações. “Ressalto a amplitude das ações, estamos enfrentando um momento de extrema estiagem, clima seco e auxiliar neste aspecto também é nosso papel. Adquirimos um caminhão traçado que possui equipamentos de combate a incêndios. Aproveito a oportunidade para agradecer o trabalho e a parceria com nossas equipes de brigadistas, civis e bombeiros militares, sempre dispostos a nos auxiliar”, ressaltou.

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Onésio destacou o trabalho de manutenção da iluminação pública de Nova Mutum. 2 mil e 400 lâmpadas em postes de iluminação pública foram substituídas por lâmpadas com tecnologia LED (Light Emitting Diode) garantindo alta eficiência energética, maior vida útil e baixo impacto ambiental entre outros benefícios. “Este é um amplo trabalho e será constante. Neste momento atendemos os bairros, Jardim América, Ágata, Beija Flor, Vitória, Paraíso, Jardim Imperial, Parque do Sol, Parque das Águias, Ipês, Acácia, Colina II, Alto da Colina, Nossa Senhora Aparecida, Jardim I e II e Centro. Este segundo semestre novas áreas receberão esta nova iluminação”, destacou o Secretário.

BUEIROS DE CONCRETO

Dentre as ações e obras destinadas a permitir a passagem livre das águas que acorrem as estradas permitindo a continuidade do escoamento natural estão a implementação de Bueiros de concreto.

Foram realizadas as seguintes ações:

- implantação de um bueiro duplo, com diâmetro de 80cm e um bueiro simples, com diâmetro de 100cm na estrada municipal NMT-147, afluente do Rio Marape, no assentamento Pontal do Marape.

- Já na estrada municipal NMT-106, córrego Onça Parda, na Comunidade São Manoel foi implantado um bueiro triplo com diâmetro de 150 centímetros.

MANUTENÇÃO DE VIAS E ÁREAS PÚBLICAS DE NOVA MUTUM

"Também nos compete esta ação de manutenção e limpeza de vias e áreas públicas de Nova Mutum. Desde o inínicio deste ano, apenas em ações de tapa buracos aplicamos mais de 65 toneladas de massa, substituimos meio fios e sarjetas danificasa, demos manutenção em bocas de lobo com substituição de grelhas e tampas em concreto. Realizamos também inúmeros multirões de limpeza de ruas, canteiros e podas de árvores em Nova Mutum e nas comunidades rurais Pontal do Marape, Ranchão, São Manoel e Novo Horizonte”, destacou Onésio.



Álbum de fotos

Foto: Vinicius Fantinel

Comente esta notícia