G1/MT
Nova Mutum
[email protected]
Dois filhotes de lobo-guará recém-nascidos foram resgatados durante o combate a um incêndio florestal em Nova Mutum, a 269 km de Cuiabá, na quinta-feira (13). De acordo com o Corpo de Bombeiros, os animais estavam sozinhos sem a mãe.
A hipótese é que ela tenha morrido durante o incêndio ou fugido do local e abandonado os filhotes. O local onde o fogo foi registrado fica a cerca de 2 km do centro da cidade.
Os animais resgatados foram levados para uma clínica veterinária e devem ficar em reabilitação. A estimativa dos bombeiros é que os filhotes tenham cerca de 1 mês de vida.
Além dos resgate dos filhotes, os bombeiros verificaram a morte de outros animais na região de mata.
Foto: Corpo de Bombeiros
(Filhotes foram levados para clínica veterinária em Nova Mutum)
Lobo-guará
O Lobo-guará é o maior canídeo da América do Sul. Um animal adulto chega a medir 1,30 metros de corpo, além de 40 cm de cauda, podendo atingir 1 metro de altura e mais de 20 kg.
Apesar do porte e da aparência, são animais inofensivos ao homem, comportamento dócil, raramente brigam entre si. O nosso lobo 'bom' vive em campos abertos, no caso do Brasil no Cerrado, Campos Sulinos, na Caatinga e na borda do Pantanal.
Vera Lucia Grodzicki 17/09/2018
Não são guarás. São 2 filhotinhos de lobetes ou graxains, vitimas do incendio. A minha esperança é que nossos bombeiros jamais tenham que resgatar filhotes orfãos por motivo de queimadas.
Simone Reis 14/09/2018
Gostaria muito de adotar um filhotinho desses, pois sou amante de cãos,e lobos paixão,...
2 comentários