Alexandra Lopes e Brenda Closs/Folhamax
Diamantino/MT
Um morador de Diamantino (203 km de Cuiabá), identificado como Jovenil Antônio dos Santos, de 53 anos, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil, nesta terça-feira (21), denunciando dois policiais militares por peculato. Momentos antes de confeccionar o documento, ele, por conta própria, deu voz de prisão aos militares, sob a alegação de que eles estavam há mais de uma hora lanchando e não apresentaram a nota do alimento.
O vídeo foi postado nas redes sociais e repercutiu até mesmo pelo ex-comandante da Polícia Militar, coronel Alexandre Mendes, que saiu em defesa dos companheiros de farda. "O senso do ridículo. É de se lamentar ver condutas como desse cidadão que, absurdamente, dá voz de prisão a uma guarnição policial. Primeiro, porque são profissionais no exercício da função com boa-fé e poder segundo a lei, dispondo a vida para proteger. Será muito conceder o benefício da dúvida, em matéria de legalidade, a dois pms fazendo um lanche? Pressupor “peculato” soa, assim, afrontoso", escreveu o ex-comandante.
No vídeo, o morador se aproxima dos policiais já apontando o celular e perguntando sobre a nota do lanche. "Eu quero ver a nota do lanche que vocês estavam comendo lá dentro. Tem quase uma hora que estou aqui. Isso é troca?", questiona o homem. O cabo que aparece à frente nas imagens disse que não entregaria a nota.
Ele então fica revoltado. "Eu vou dar a voz de prisão para o senhor em nome da lei por peculato", dizia o homem de forma cada vez mais inflamada.
Os militares não respondem mais às acusações e entram na viatura. O cabo chega a perguntar se o cidadão não quer ir na viatura com eles. O homem responde que não sugerindo que era para eles irem em outro veículo. Jovenil, ainda revoltado, afirma que os dois estão fugindo.
No boletim de ocorrência, ele diz à Polícia Civil que presenciou a viatura da Polícia Militar estacionada por mais de uma hora em um supermercado do centro de Diamantino. Ele relata que os policiais consumiram produtos no local, além de permanecerem por tempo excessivo ali, e que a situação não era habitual, dando voz de prisão aos dois. O caso se encontra sob investigação na Polícia Civil.
O POWER MIX quer saber sua opinião sobre o assunto. Clique aqui e vote na enquete
A Polícia Militar se posicionou sobre o vídeo com a seguinte nota;
A Polícia Militar esclarece que os policiais não cometeram nenhuma infração. Todos os policiais recebem auxílio alimentação, que deve ser utilizado em estabelecimentos privados de livre escolha, durante a jornada de trabalho.
A PM informa que os militares registraram um boletim de ocorrência por calúnia e preservação de direito e que o caso está sendo investigado na esfera criminal pela Polícia Judiciária Civil.
O responsável pelas gravações com acusações falsas contra os policiais foi identificado. Ele possui 11 passagens pelos crimes de ameaça, lesão corporal e crime ambiental.
Jose pereira Moraes 22/01/2025
1-Lugar todos cidadões pode sim dar voz de prisão a outrem Obs.desde que em \"Flagrante Delito\", com provas contundentes do ato criminoso, exemplo: vc um cidadão apontar uma arma de fogo ao alguém e efetuar disparo contra esta essa é a mesmo em virtude destes disparo entra em oito, aí sim com testemunhas visiaual dos fatos , vc pode dar voz de prisão. O Crime de PECULATO é caracterizado quando um funcionário Público vende um material bélico pertencente ao seu Estado ex.sua Arma de Fogo a qual está sob o seu poder e cautela sob seu domínio e guarda de total responsabilidade do Policial.
LUIZ CARLOS CORREIA 22/01/2025
E um esquerdista recalcado, com problema mentais devido muita picanha que comeu, começou a delirar, está precisando de um bom tratamento de choque.
Maurício 22/01/2025
Nossa sociedade está doente e o que gera essa doença é falta de educação e informação. Quem é ele? Qual a autoridade dele pra exigir que alguém prove pra ele que comprou algo? E quem disse pra ele que ele pode simplesmente dar voz de prisão a alguém ao seu bel querer? Sou policial no RJ. Manda ele vir aqui dar voz de prisão pra algum policial lanchando. No mínimo vai algemado pra delegacia.
Sergio 22/01/2025
1- Caso houvesse mesmo algum crime e estivessem em flagrante, a prisão e condução deveria ser para um quartel PM por ser crime militar, já que estavam em serviço. 2- Não há crime, o cidadão aí que deveria ser preso por constrangimento ilegal, pois ele sim cometeu esse crime. 3- Se fossem bandidos do novo cangaço roubando um banco, esse amostradinho não teria a mesma coragem. 4- se fosse com minha equipe, ele estaria preso por constrangimento ilegal e seria processado por danos morais para me indenizar. 5- apesar dos argumentos técnicos acima, a vontade real era de fazer ele.engolir o celular inteiro.
Rodrigo Marinas Marinas 22/01/2025
Para falar a verdade, se fosse aqui no Rio infelizmente nós estamos, com essa câmera que fica tomando conta da polícia se não fosse, sacana teria tomado um tapa na beiça bem dado ainda teria voz de prisão da polícia, mas infelizmente são dois meninos, parece que é um soldado outro um cabo sei lá, fico até chocado com a presença desse pé inchado para ela assar mas se fosse aqui, prenderiamos ele, além de um tapa no bebedor de lavagem, conduziria para delegacia ainda por injuria e difamação. É por isso que está essa bagunça, um Zé Mané se acha no direito de ficar tentando humilhar policiais. Quem contestar qualquer atitude, não fica gravando videozinho e expondo a imagem dos policiais, em contra partida do Estado que eles representam seu Zé Mané.
Jovenil tonto 22/01/2025
Aí quando ele for assaltado, baterem nele, manda ele chamar o batman kkkkk
FERNANDO 22/01/2025
Mas um cidadão com sindrome do HERÓI. quando as coisas arrocha a ele, logo estara ligando para 190 pedido socorro. São tempos dificeis !
Kkkk 22/01/2025
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
8 comentários