Ismael Roberto
Santa Rita do Trivelato/MT
O Governo do Estado de Mato Grosso anunciou, no dia (17/07), os resultados da avaliação nacional de alfabetização, com dados do “Indicador Criança Alfabetizada” (ICA) de 2024, do Ministério da Educação e Cultura (MEC). Mato Grosso avançou significativamente no cenário nacional, saindo da 22ª para a 8ª posição entre os estados com melhor desempenho em alfabetização.
Santa Rita do Trivelato conquistou um percentual de 62,63% de crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do Ensino Fundamental. O resultado posiciona o município acima do percentual alcançado pelo Estado (60,59%) e acima também da média Nacional (59,2%), e à frente de diversas cidades de regiões metropolitanas de Mato Grosso.
"Esses resultados foram graças aos investimentos no material didático, adotando os recursos pedagógicos da FTD, na formação contínua dos professores e monitores, além de fortalecer o vínculo com as famílias, reconhecendo-as como parceiras fundamentais no processo de aprendizagem”, conclui o Secretário Municipal de Educação de Trivelato, Saulo Bonfim de Oliveira.
Os dados também refletem os esforços conjuntos do Governo do Estado com os municípios, dentro da política pública educacional estabelecida no “Plano EducAção 10 Anos”; onde a meta de alfabetização prevista de 2024 era de 59,2%, e Mato Grosso superou a expectativa, atingindo 60,59% de crianças alfabetizadas.
A assessora Pedagógica da Educação Municipal, Giselle Carnelocci estudou os dados e fez uma análise, entre os avanços e desafios:
“A pequena queda no índice de alfabetização entre 2023 e 2024 em nosso município, deve ser compreendida dentro de um contexto mais amplo, que envolve fatores pedagógicos, sociais e estruturais. Superar esses desafios exige um esforço conjunto entre governo, escolas, professores, famílias e toda a comunidade escolar. O objetivo é garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas na idade certa, com as competências necessárias para seguir com sucesso sua trajetória educacional”.
Segundo o modelo de avaliação, são consideradas alfabetizadas as crianças capazes de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações em textos simples e interpretar conteúdos com linguagem verbal e não verbal.
O “Indicador Criança Alfabetizada” (ICA) é uma ferramenta estratégica do MEC que permite o acompanhamento padronizado da alfabetização infantil em todo o país. Os dados são consolidados a partir dos sistemas estaduais de avaliação e seguem os critérios da pesquisa “Alfabetiza Brasil”, coordenada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A meta nacional é que mais de 80% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas até 2030. E, Santa Rita do Trivelato segue firme nesse compromisso, entendendo que a alfabetização é a base de toda a trajetória escolar e um dos principais indicadores da qualidade da educação básica.