NOVA MUTUM, 21 de Outubro de 2021
icon weather 22 º 33 º
DÓLAR: R$ 5,45
Logomarca

SINOP Quinta-feira, 23 de Setembro de 2021, 11:50 - A | A

DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Agricultores familiares recebem título de posse da terra em Sinop

Na ocasião, foram contempladas 24 famílias e a entrega que começou no inicio do mês segue em andamento com objetivo de atender 490 títulos em toda região norte do Estado

Maricelle Lima Vieira | Empaer-MT

Foto: Empaer

image

Equipes da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) acompanharam nesta quarta-feira (22.09), mais uma etapa da entrega de títulos fundiários para famílias do Projeto de Assentamento Wesley Manoel dos Santos, em Sinop (a 500 km de Cuiabá). A medida faz parte do Programa de Regularização Fundiária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra). A certidão concede o título de posse da terra para os agricultores.

Todo processo vem sendo acompanhado pelos técnicos da Empaer de Sinop que auxiliam as famílias com informações referentes aos caminhos e documentos necessários para ter acesso à titulação. Realizada na Escola Estadual Carlos Drummond de Andrade com a presença de técnicos do Incra, representante da Associação de Agricultores e da comunidade local.

Foram contempladas 24 famílias e objetivo é entregar 490 títulos em toda região norte do Estado. No PA Wesley Manoel dos Santos são 502 famílias assentadas e 206 delas já foram contempladas com o documento

Uma delas é a do senhor Hélio Alves Campo que definiu a posse do título como troféu. “Estamos no assentamento desde 2001 e aguardando ansiosamente pelo documento. São 20 anos de luta e orgulho pela conquista de ser dono da terra onde escolhemos para viver e construir uma família. Agora posso dizer que sou dono da terra que será minha garantia para poder investir e ter qualidade de vida”.

O processo de titulação do P.A Wesley Manoel dos Santos começou em 2017 e se tornou a realização de um sonho para os agricultores que estão na área desde a criação do assentamento em 1997.

Participaram da entrega os técnicos do Incra, Edilson Ramos Varanda e Domingos Sávio de Santana e os técnicos da Empaer, engenheiro florestal Leandro Dalla Libera, a médica veterinária Natasha Caminha e o engenheiro agrônomo Thiago Tombini e o presidente da associação dos agricultores, Pedro Valcir da Roza.



Imprimir

Comentários