NOVA MUTUM, 24 de Maio de 2024
icon weather 15 º 31 º
DÓLAR: R$ 5,14
Logomarca

SINOP Terça-feira, 27 de Novembro de 2018, 11:21 - A | A

27 de Novembro de 2018, 11h:21 - A | A

SINOP / GERAL

Mau tempo fecha aeroporto de Sinop e voo é cancelado

O assunto foi tema de discurso na Câmara de Vereadores.

Assessoria
Sinop-MT



Mau tempo fechou novamente o aeroporto em Sinop e voos foram cancelados nesta segunda-feira (26). Uma aeronave que vinha de Cuiabá e deveria pousar em Sinop, não conseguiu devido a falta de instrumentos e retornou para a capital. O pouso ainda é feito a olho nú.

O assunto foi discutido na tribuna pelo vereador Adenilson Rocha. “O Aeroporto continua da mesma forma, hoje dois voos foram cancelados devido ao mal tempo. Querem gastar mais de R$ 9 milhões em radares e não querem solucionar de vez o problema do aeroporto. Nossa cidade é polo em diversas áreas, várias pessoas utilizam o aeroporto e a anos passam pelo mesmo problema, falta de equipamentos”, disse o Vereador.

Um usuário deixou uma mensagem em uma rede social. “Apesar de o terminal estar em constantes obras de melhoria, por tratar-se de responsabilidade da Prefeitura de Sinop, existe total amadorismo tanto em infraestrutura, quanto em serviços. O local carece de assentos, refrigeração, limpeza, infraestrutura predial, Wifi, dentre outros. Um ponto bem negativo a destacar é com relação a segurança para embarque, com somente um raio-x, quando os voos estão atrasados a fila fica enorme, o que seria reduzido com a instalação de pelo menos mais um ponto”, desabafou o usuário.

 A empresa confirmou, por meio da assessoria que as condições meteorológicas, consideradas “adversas”, fecharam o aeroporto municipal por algumas horas, impedindo pousos e decolagens. Os passageiros receberam toda a assistência necessária até que a pista foi liberada na parte da tarde.

O avião ATR foi desenvolvido para a aviação regional e consegue pousar em certas ocasiões devido sua altitude (teto) de segurança para descida e decolagem ser mais baixo que aviões maiores como Embraer 190 ou 195, que tem capacidade maior de passageiros, não consegue pousar ou decolar, pois precisa estar em uma atitude mais elevada para realizar as manobras. Com o tempo fechado os pilotos não conseguem ver a pista, pois não tem aparelhos e precisam abortar a descida.

A homologação dos equipamentos para segurança no aeroporto de Sinop, como a Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo (EPTA) e os Indicadores de Precisão de Trajetória de Aproximação (PAPI), continua sob análise do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (Cindacta IV), em Manaus. O prazo divulgado, em janeiro, para liberação era de 90 dias. 



Álbum de fotos

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Comente esta notícia