NOVA MUTUM, 16 de Julho de 2024
icon weather 21 º 33 º
DÓLAR: R$ 5,43
Logomarca

SORRISO Quinta-feira, 04 de Março de 2021, 13:36 - A | A

04 de Março de 2021, 13h:36 - A | A

SORRISO / SITUAÇÃO DE ALERTA

Prefeitura de Sorriso solicita à Defesa Civil parecer técnico para oficializar situação de emergência

Fortes chuvas têm prejudicado a colheita na região

Portal Sorriso
Sorriso-MT



A quinta-feira (4) começou com reunião às 6 horas entre o prefeito de Sorriso, Ari Lafin; o vice-prefeito, Gerson Bicego; os secretários municipais Estevam Calvo (Administração - Semad); Marcelo Lincoln (Agricultura e Meio Ambiente - Sama); José Carlos Moura (Segurança Pública, Trânsito e Defesa Civil - Semsep); Hilton Polesello (Governo - Semgov); o vereador Acácio Ambrosini e o coordenador de Proteção e Defesa Civil (Compdec), que integra a Semsep, Fábio dos Santos.

Em pauta, o pedido da Prefeitura para que a Compdec torne oficial a “Situação de Alerta” no Município, em razão das constantes chuvas, que vem causando, não somente danos às estradas vicinais, mas também perdas nas lavouras.

Na manhã de hoje, também foi reativada a Comissão Especial de Monitoramento dos Efeitos das Águas Pluviais, Erosões, Tempestades e Ventanias, criada em setembro de 2019 justamente com o objetivo de monitorar todo perímetro urbano, distritos e estradas vicinais no período de chuvas.

Foto: Assessoria

Chuvas Sorriso

Ao mesmo tempo em que a Prefeitura pleiteia o estudo necessário para a “Situação de Alerta” à Defesa Civil, em outra frente o titular da Sama busca mobilizar secretários municipais de municípios circunvizinhos para avaliar o pedido de “Situação de Emergência”. Uma reunião entre estes líderes deve ser realizada na manhã de sábado (6), no Centro de Eventos Ari José Riedi, respeitando todas as regras de contenção de novos casos da Covid-19, como distanciamento, utilização obrigatória de máscaras e higienização constante das mãos.

Além da questão documental e do empenho das equipes da Secretaria de Transportes (Semtra) em atuar na mitigação dos estragos causados pela chuva nas estradas, a Prefeitura também deve promover reuniões com todos os setores ligados ao escoamento da safra 20/21, como o Sindicato Rural, por exemplo, para partilhar informações e buscar outras formas de contribuir com o processo.

“Ainda em outra vertente, vamos também reativar as discussões do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sócio-Econômico Ambiental (Cidesa) da nossa região e este será um dos primeiros temas abordados”, destaca o prefeito de Sorriso, Ari Lafin, reforçando que a Prefeitura vem trabalhando de maneira intensa e constante para permitir um escoamento tranquilo e seguro da safra 20/21.



Álbum de fotos

Foto: Assessoria

Foto: Assessoria

Comente esta notícia