Patricia Domingos/Portal Ig
Mais de 100 crianças adoeceram no leste da Índia após comerem merenda escolar em que uma cobra morta foi supostamente encontrada. O caso ocorreu na cidade de Mokama, no estado de Bihar, e está sendo investigado pela Comissão Nacional de Direitos Humanos (CNDH).
Segundo a BBC News, cerca de 500 alunos receberam o alimento quando o incidente ocorreu. Apesar de ter removido o animal morto, a cozinheira ainda assim teria servido o lanche, conforme relatado em comunicado oficial.
Após os primeiros casos de intoxicação, moradores da região fizeram um protesto e bloquearam uma via da região
Foto: Divulgação

A CNDH declarou que, se confirmadas as informações, o episódio representa uma grave violação dos direitos humanos das crianças. O órgão exigiu das autoridades estaduais um relatório detalhado sobre o estado de saúde dos alunos e as circunstâncias do ocorrido, com prazo de entrega de até duas semanas.
Veja mais: Nova Mutum/MT está entre as 10 cidades mais asfaltadas de Mato Grosso, aponta IBGE
O programa de merenda escolar, conhecido como Refeição do Meio-Dia, foi implementado em 1925, para combater a fome infantil e estimular a frequência escolar. Hoje, é considerado um dos maiores programas do tipo no mundo, embora enfrente críticas recorrentes sobre a falta de higiene e segurança alimentar.
Em 2013, o estado de Bihar já havia sido palco de uma tragédia semelhante, quando 23 crianças morreram após consumir alimentos contaminados com altos níveis de pesticidas, segundo análise da polícia local.