Alexandra Lopes/Folhamax
Cuiabá/MT
Câmeras de segurança flagraram o momento em que bandidos encapuzados invadiram a agência do Sicoob no Recanto dos Pássaros, em Cuiabá, na manhã desta segunda-feira (30). Um deles morreu ao reagir a uma abordagem de policiais militares da Força Tática.
O vídeo mostra um dos ladrões, que usava uma blusa longa com capuz, fazendo um buraco numa das paredes. Ele estava numa sala que parece ser um escritório.
Lá dentro, ele revira o local, anda de um lado para o outro, abre gavetas e pega um computador e outros objetos. O bandido morto durante o embate foi identificado como Kennedy Tarcízio dos Reis.
Ele tinha 18 passagens criminais e manteve uma família refém durante a ação. Durante patrulhamento tático, os policiais da 20ª Companhia Independente receberam alerta via rádio de que o alarme da instituição financeira havia sido acionado e que o monitoramento indicava a presença de pessoas encapuzadas.
Durante rondas, as equipes identificaram um buraco no muro de uma residência que fazia divisa com a agência. Na casa, os policiais militares avistaram uma mulher e dois homens.
Neste momento, o homem correu para dentro de um dos quartos. Assim que as vítimas saíram, informaram que o suspeito estava armado. Durante a tentativa de abordagem, o homem disparou contra os policiais militares, que revidaram à injusta agressão. Após ser atingido, uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou o óbito.
As equipes apreenderam um revólver calibre .38, uma picareta, uma alavanca, roupas usadas pelos suspeitos e 62 envelopes da cooperativa, produto do furto. Em seguida, policiais militares do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram acionados para realizarem buscas no interior do banco.
A mulher relatou que foi rendida junto com a família por cerca de cinco pessoas, às 22 horas. A quadrilha alegou que iria usar a residência para poder invadir a cooperativa. As vítimas permaneceram sob ameaça dos suspeitos por aproximadamente 4 horas. Os materiais apreendidos foram encaminhados à delegacia para registro do boletim de ocorrência.